PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Devedor de pensão não pode ser preso duas vezes por não pagar a mesma dívida

Ministros da Terceira Turma do STJ deram habeas a um ex-marido para afastar prisão relativa à dívida pela qual já havia ficado no cárcere

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

 Foto: Pixabay

Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade de votos, concederam ordem de habeas corpus a um devedor de alimentos para afastar prisão relativa a dívida pela qual já havia ficado no cárcere.

PUBLICIDADE

O caso envolveu ação de cumprimento de sentença relativa a alimentos não pagos pelo acusado à ex-mulher. O homem chegou a ser preso por 30 dias porque não conseguiu pagar a pensão em parcela única.

Ele foi solto após o cumprimento da pena restritiva de liberdade. A ex-mulher, então, reiterou o pedido de prisão pela mesma dívida, que foi deferido pelo juízo da execução e confirmado pelo Tribunal de Justiça, determinando, ao final, a medida restritiva de liberdade por mais 30 dias.

Sentença cumprida. No STJ, o ministro Villas Bôas Cueva, relator, entendeu pela concessão da ordem, informou o site da Corte ¬ o número deste processo não é divulgado por causa de segredo judicial.

Villas-Bôas Cueva reconheceu a possibilidade de se prorrogar o pedido de prisão em curso como meio eficaz de coação para a quitação do débito, desde que observado o limite temporal. "Todavia, como o ex-marido já havia cumprido o período prisional fixado, a segunda prisão corresponderia a uma sobreposição de pena, um verdadeiro bis in idem."

Publicidade

De acordo com o ministro, 'tendo o paciente cumprido integralmente a pena fixada pelo juízo da execução, não há falar em renovação pelo mesmo fato, não se aplicando a Súmula 309 do STJ, que apenas autoriza a prisão civil do alimentante relativa às três prestações anteriores ao ajuizamento da execução, bem como àquelas que vencerem no curso do processo'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.