Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Delegados repudiam controle sobre PF e pedem 'apoio do povo brasileiro'

Em nota, entidade de classe revela 'extrema preocupação' ante a saída do ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, principal entidade da categoria, divulgou nota nesta segunda-feira, 29, na qual alega ter recebido com 'extrema preocupação' a notícia de que José Eduardo Cardozo pediu para deixar o Ministério da Justiça devido às pressões que vinha sofrendo do PT pelo avanço das investigações da PF envolvendo imóveis utilizados pelo ex-presidente Lula.

O petista foi convocado pelo Ministério Público paulista para depor sobre as suspeitas de irregularidades ligadas às reformas de um tríplex no Guarujá e de um sítio frequentado por ele e sua família em Atibaia, no interior paulista tocadas por empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobrás.

[veja_tambem]

PUBLICIDADE

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA:

"Os Delegados da Polícia Federal receberam com extrema preocupação a notícia da iminente saída do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em razões de pressões políticas para que controle os trabalhos da Polícia Federal.

Publicidade

Os Delegados Federais reiteram que defenderão a independência funcional para a livre condução da investigação criminal e adotarão todas as medidas para preservar a pouca, mas importante, autonomia que a instituição Polícia Federal conquistou.

Nesse cenário de grandes incertezas, se torna urgente a inserção da autonomia funcional e financeira da PF no texto constitucional.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal permanece compromissada em fortalecer a Polícia Federal como uma polícia de Estado, técnica e autônoma, livre de pressões externas ou de orientações político-partidárias.

Contamos com o apoio do povo brasileiro para defender a Polícia Federal."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.