PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Empreiteiro delator da Lava Jato condenado a 8 anos de prisão por corrupção no Caso Sanasa

Dalton Avancini, ex-executivo da Camargo Corrêa, réu nos escândalos de propinas e cartel na Petrobrás, é acusado por fraudes em contratos de saneamento com empresa municipal em Campinas

Por Ricardo Brandt
Atualização:

Dalton Avancini. Foto: Reprodução/Camargo Corrêa/Edson Jr./Governo de SP

O juiz da 3ª Vara Criminal, em Campinas, Nelson Augusto Bernardes, condenou no processo do Casa Sanasa o ex-presidente da Camargo Corrêa Dalton Avancini, réu da Operação Lava Jato, em Curitiba, e um dos delatores do processo de corrupção na Petrobrás. Avancini pegou 8 anos de reclusão pela Justiça paulista pelo crime de corrupção ativa. Ele poderá recorrer em liberdade.

PUBLICIDADE

Como executivo da empreiteira, Avancini teria participado do esquema de fraudes em licitação, corrupção e formação de quadrilha supostamente liderado pela ex-primeira-dama de Campinas Rosely Nassim Santos, que foi condenada a 20 anos de reclusão.

[veja_tambem]

Nelson Bernardes, juiz do Caso Sanasa, comunicou oficialmente o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, responsável pelos processos em primeira estância da Lava Jato. Dalton Avancini, condenado em Campinas, é delator dos processos sobre propinas na Petrobrás e, nessa condição, recebeu benefícios.

A Camargo Corrêa, que foi contratada nas obras da ETE Anhumas, teria pago propina no esquema Sanasa. O juiz Nélson Augusto Bernardes chegou a decretar a prisão do executivo, em 2011. Avancini foi considerado foragido, mas acabou conseguindo a suspensão da medida.

Publicidade

São ao todo 21 réus do processo do Caso Sanasa. Apenas quatro foram absolvidos. Além da mulher do ex-prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr Hélio, foi condenado o ex-vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT) - 13 anos de reclusão.

O estopim do caso foram os depoimentos de Luiz Augusto Castrillon de Aquino, que presidiu a Sanasa de janeiro de 2005 a julho de 2008. Sua condenação a 5 anos e 10 meses de reclusão, foi convertida em prestação de serviços à comunidade.

Em delação premiada, em dois extensos depoimentos, Aquino revelou um mensalinho em Campinas, com recebimento de parcelas fixas da propina por servidores. Ele citou Bumlai. O delator disse ter sido "coordenador estratégico da campanha de Dr. Hélio em 2004, da qual 'Bumlai participou ativamente'".

"No início do primeiro mandato, o prefeito nomeou a mulher chefe de gabinete, tendo ela assumido amplos poderes na gestão", disse Aquino. "Rosely decidiu montar esquema de arrecadação financeira clandestina na administração. Ou ingressava no esquema e propiciava a arrecadação ilícita de fundos ou era tirado do cargo que ocupava."

Segundo Aquino, a primeira-dama "estabelecia metas anuais" e citou oito contratos em que os "porcentuais (da propina) variavam de 5% a 7% sobre o valor da obra." O esquema teria atuado de 2005 a 2008 e gerado um rombo de R$ 200 milhões.

Publicidade

COM A PALAVRA, O CRIMINALISTA PIERPAOLO BOTTINI, DEFENSOR DE DALTON AVANCINI

O advogado Pierpaolo Bottini informou que ainda não teve acesso à sentença da Justiça de Campinas que impôs pena de 8 anos de reclusão para o ex-executivo da empreiteira Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini. "Vou me manifestar depois que tomar ciência da decisão", disse Bottini.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.