PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Corrupção na Saúde: problema de todos!

Por Carlos Eduardo Gouvêa
Atualização:

Carlos Eduardo Gouvêa. FOTO: INAC/DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Pandemia, crises política e econômica, desemprego, lockdowns, falta de produtos essenciais, seca, incêndios, enchentes e até praga de gafanhotos têm feito parte do noticiário, nos últimos meses, ao redor do mundo... Tais problemas, que não são exclusividade do Brasil, parecem, de fato, não ter fim!

PUBLICIDADE

O que mais surpreende a todos é que, historicamente, diante das mais severas agruras da vida, a humanidade se reúne para encontrar uma solução para todos, colocando de lado eventuais diferenças ou desavenças. No entanto, a corrupção é a praga que persiste de forma danosa, não desaparecendo jamais.

Quando se trata de corrupção na área da saúde então, torna-se incompreensível. Afinal, está mais do que claro que CORRUPÇÃO NA SAÚDE MATA! Exatamente para combater este mal, que o Instituto Ética Saúde (1), foi criado em 2014, como um movimento voluntário de empresas que culminou, em junho de 2015, com a assinatura de um "Acordo  Setorial".

Este pequeno passo na busca da integridade foi essencial para mostrar que todo o Setor de Saúde se beneficiaria de uma ação coordenada, que pudesse ao mesmo tempo apurar eventuais desvios de conduta e ilegalidades na cadeia de valor de saúde ao dar voz para que os elementos mais frágeis pudessem denunciar, além de trabalhar incessantemente para levar informação e educação a todos, para que se promova de fato uma mudança profunda na sociedade.

Assim, com o propósito claro de lutar pela promoção de um ambiente de negócios mais ético na saúde no Brasil, o Instituto Ética Saúde é hoje uma sólida instituição, totalmente independente, que representa e traduz o anseio de todos os atores da cadeia de valor que repudiam e combatem as práticas antiéticas e oportunistas.

Publicidade

Ao buscar a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente, o Instituto Ética Saúde tem crescido ao contar com um sistema de governança bem estruturado: Conselho de Administração eleito entre os quase 200 associados (empresas do setor de saúde: fabricantes, distribuidores, hospitais, laboratórios, dentre outros), Conselho Consultivo (constituído por entidades representativas dos diferentes elos da cadeia de valor) e Conselho de Ética (composto por pessoas de notório saber, sem conflito de interesse).

Um dos grandes segredos do sucesso do Ética Saúde foi o de conseguir trazer as várias entidades do setor que, com a experiência e conhecimento do seu próprio mercado, conseguem desvendar os maiores riscos para a manutenção da integridade. A partir desta avaliação de riscos, é então possível propor Instruções Normativas que, como um grande instrumento de autorregulação deste mercado, ajudam a promover os necessários ajustes de curso. Além disto, como conselheiros, ajudam a nortear as ações do Ética Saúde.

Este tipo de integração é a melhor resposta para uma ação coordenada e de grande impacto. Por esta razão, o IES, FGVethics, a CGU - Controladoria Geral da União e a FECC - Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção, uniram esforços com a Coalizão Interamericana para Ética Empresarial, Diálogo Empresarial das Américas, IACA - International Anti-Corruption Academy e várias outras entidades para promover um evento que será um grande marco no combate à corrupção na área da saúde!

O Fórum Virtual "Américas - Ética na Saúde" (3) reunirá atores globais, regionais e locais, entre os dias 17 e 18 de agosto, a fim de reforçar a integridade na saúde no continente. Enquanto os povos do continente americano continuam respondendo à pandemia e recuperando-se dela, as principais partes interessadas do governo, do setor e da sociedade civil se reunirão em evento virtual voltado para o reforço da ética e da integridade dos negócios nos sistemas de saúde ocidentais, fundamentais para um crescimento econômico resiliente e sustentável.

O Fórum Virtual "Américas - Ética na Saúde" apresentará os avanços em ética e integridade de negócios, transparência e boa governança que foram alcançados desde a 8ª Cúpula das Américas, realizada no Peru, em 2018. O Fórum catalisará avanços significativos na preparação da 9ª Cúpula das Américas, a ser sediada nos Estados Unidos, em 2022.

Publicidade

Um dos grandes objetivos a serem alcançados neste evento será a assinatura do "Marco de Consenso para Colaboração Ética", mecanismo de promoção de diálogo permanente e alinhamento entre os diferentes atores do setor da saúde para promoção de práticas éticas, busca de soluções conjuntas para complexos dilemas éticos, antes que se transformem em graves problemas para o sistema de saúde. Será o 9º Marco de Consenso no mundo a ser formalizado por dezenas de entidades atuantes no setor de Saúde: afinal, corrupção mata e é um problema de todos!

1 www.eticasaude.org.br

2 https://eticasaude.org.br/files/Doc/Acordo_Setorial(II).pdf

3 https://americaseticanasaude.splashthat.com/

*Carlos Eduardo Gouvêa, advogado e administrador público, é executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde e presidente executivo da CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial

Publicidade

Este texto reflete única e exclusivamente a opinião do(a) autor(a) e não representa a visão do Instituto Não Aceito Corrupção

Esta série é uma parceria entre o blog e o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac). Acesse aqui todos os artigos, que têm publicação periódica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.