Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Conta-suja' revela mais de 100 mil casos de doadores 'desempregados' nas eleições 2016

Módulo do Sisconta Eleitoral, ação conjunta da Procuradoria, TSE, TCU e outros órgãos de controle, aponta mais de 40% das contas de campanha no pleito deste ano com irregularidades, como falta de capacidade econômica de doadores

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

 Foto: Filipe Araújo/Estadão

Balanço do Ministério Público Federal revela que 40,37% do total de 496.897 candidatos inscritos para as eleições de 2016 apresentaram indicativos de irregularidades na arrecadação de recursos de campanha. Os dados foram registrados pelo Sisconta Eleitoral, no módulo 'Conta-suja', usado pela primeira vez este ano. As informações podem ser acessadas pelos promotores eleitorais em todo o país para realização das diligências necessárias, que podem dar origem a ações eleitorais.

PUBLICIDADE

Os dados foram divulgados pela Assessoria de Comunicação Estratégica da Procuradoria-Geral da República.

Segundo a Procuradoria, a tipologia mais recorrente nas eleições de 2016 foi a identificação de doadores cuja renda formal conhecida era incompatível com o valor doado, com 111.478 casos.

A segunda mais recorrente foi a identificação de doadores de campanha inscritos como desempregados no Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, com 101.560 casos, com indícios de falta de capacidade econômica do doador.

A inovação do módulo 'Conta-suja' nas eleições deste ano foi resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Publico Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras e a Receita.

Publicidade

Os dados de todos esses órgãos são cruzados, permitindo identificar 16 tipologias de irregularidades.

Entre as ações possíveis relacionadas com a análise das prestações de contas das eleições estão a representação por doação acima do limite legal, prevista no artigo 23 da Lei 9.504/1997, cabendo multa ao doador. E a representação por captação ou gasto ilícito de recursos, que pode levar à cassação do mandato ou diploma do candidato e pode ser ajuizada até 15 dias após a diplomação, conforme previsto no artigo 30-A da mesma lei.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, essas ações integram o microssistema de responsabilização por ilícitos eleitorais. "O objetivo presente nesse microssistema é prevenir e combater a interferência abusiva do poder econômico, que tem o efeito deletério de contaminar a formação da vontade do eleitor. A prática do 'toma lá-dá-cá' começa na doação ilegal para campanha, com a formação de caixa-dois. Daí a importância dessas ferramentas no processo eleitoral", disse Nicolao Dino.

O Sisconta Eleitoral é coordenado pela Secretaria de Pesquisa e Análise (Spea) da Procuradoria-Geral da República e patrocinado pela Procuradoria-Geral Eleitoral com a participação do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe).

Ficha-suja - Outro módulo já usado em eleições anteriores, o 'Ficha-suja', reúne as informações de inelegibilidade fornecidas por mais de 5 mil fontes em todo o país com base em critérios da Lei da Ficha Limpa. São órgãos do Judiciário, tribunais de contas, casas legislativas e até conselhos profissionais.

Publicidade

Como resultado, foram produzidos automaticamente 6002 relatórios de conhecimento para 4670 candidatos para auxiliar no ajuizamento das ações de impugnação de registro de candidatura e nas investigações jurídicas eleitorais.

PUBLICIDADE

"Além dos relatórios encaminhados aos promotores eleitorais, o sistema possibilita a realização de pesquisas livres, importante em razão da ausência de padronização dos registros mantidos pelos órgãos públicos e pelas entidades de classe, e também a realização de pesquisas, por meio de um buscador, diretamente no portal eletrônico dos tribunais superiores", destaca a Procuradoria.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Pesquisa e Análise, Victor Veggi, "o sucesso do 'Ficha-suja', imprescindível para a identificação de condenações em todas as regiões do país, deve-se à atuação junto aos órgãos públicos e às entidades de classe buscando a implementação de uma rotina de alimentação da ferramenta".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.