Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Condomínio é condenado por impedir casal inadimplente de entrar no prédio

Moradores entraram com reintegração de posse para ter acesso ao prédio com sua mudança

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Julia Affonso

PUBLICIDADE

Um condomínio, em Goiânia, foi condenado a indenizar em R$ 10 mil um casal de moradores que foi impedido de entrar no prédio por causa de uma dívida de taxas mensais de manutenção. Além da indenização, o condomínio terá de ressarcir os moradores em 280 reais, valor gasto com o frete da mudança. O juiz Sebastião Luiz Fleury, responsável pela decisão, considerou ilícita e abusiva a forma de cobrança do síndico.

No processo, o casal contou que se mudou para o prédio em 2006, levando poucos pertences. Quando eles foram realizar a mudança completa, o síndico os impediu de entrar, pois a antiga moradora não pagava as mensalidades do condomínio desde 1999. Segundo a transação de venda, os compradores teriam combinado que assumiriam a dívida. O casal teve de entrar com uma ação de reintegração de posse para conseguir entrar no edifício com o restante dos móveis e eletrodomésticos.

 Foto: Evelson de Freitas/Estadão

Para o magistrado, ficou "evidente a prática de ato ilícito por parte do síndico, representante do condomínio, que, de forma autoritária, arbitrária e ilegal, proibiu a entrada dos condôminos no apartamento de sua propriedade (...) gerando humilhação e vexame perante os outros moradores e funcionários do local".

O condomínio afirmou que o regimento interno previa a proibição referida e que não seria justo os demais moradores indenizarem os portadores da dívida. Contudo, o juiz Sebastião Luiz Fleury frisou que a conduta do síndico "violou direitos inerentes à personalidade, resguardados pela Constituição Federal" e, ainda, que "o ordenamento jurídico pátrio não contempla os excessos praticados com o objetivo de, a qualquer custo, forçar o devedor a cumprir com a sua obrigação, já que existem possibilidades legais de o réu cobrar a dívida, sem submeter os devedores a situações humilhantes".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.