PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Com negativa de Cármen, decano abre caminho para questão da segunda instância ir a plenário

Ministro Celso de Mello revela que questão de ordem que poderia forçar reexame da prisão em 2.º grau esteve perto de ser apresentada quinta-feira passada e não descarta que movimento possa ser feito nesta quarta-feira

Foto do author Amanda Pupo
Por Breno Pires , Amanda Pupo (Broadcast), Teo Cury e BRASÍLIA
Atualização:

O decano do STF, ministro Celso de Mello. Foto: André Dusek/Estadão

O ministro Celso de Mello expôs a escalada da pressão interna sobre a presidente do Supremo para que ela paute o reexame da permissão de prisão de condenados em segunda instância, ao dizer nesta terça-feira (20) que a finalidade de ter proposto à ministra Cármen Lúcia uma reunião informal sobre o tema foi evitar "cobrança pública" e "constrangimento".

PUBLICIDADE

O decano do Supremo revelou que faltou muito pouco para que algum ministro apresentasse, durante a sessão plenária da última quinta-feira, uma questão de ordem que poderia levar ao novo julgamento das ações que tratam dessa matéria mesmo sem Cármen Lúcia pautá-las. O ministro buscava uma solução para que não se chegasse a esse ponto. A reunião acertada pelos decano e pela presidente, no entanto, não ocorreu. Ministros alegaram não terem sido convidados.

"Eu apenas me reuni com a presidente para evitar que na quinta-feira houvesse cobrança pública dirigida a ela em sessão plenária", disse o decano nesta terça-feira (20) em uma conversa de 16 minutos com repórteres ao pé da porta da Segunda Turma do Supremo.

A cobrança a que o ministro se refere é a hipótese de algum ministro questionar durante a sessão o "poder de agenda" de um presidente do tribunal. Celso de Mello destacou que seria inédito um questionamento à atribuição da presidente da Corte para forçar um julgamento que a presidente não deseja pautar. "Nunca aconteceu na história do Supremo. Ao menos nos quase 29 anos que estou aqui", disse.

Os comentários do ministro abrem caminho para a apresentação de uma questão de ordem, o que poderia acontecer já na sessão desta quarta-feira. O relator das ações é o ministro Marco Aurélio Mello, mas Celso de Mello não descartou fazer tal movimento.

Publicidade

"Não sei. Vamos aguardar amanhã", disse Celso de Mello ao ser questionado sobre se ele próprio proporia a questão de ordem.

A pressão interna sobe à proporção que se aproxima da decisão final do Tribunal Regional Federal da 4ª Região na apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no caso tríplex. Lula corre risco de ser preso se tiver negado um recurso apresentado contra a decisão do tribunal que aumentou para 12 anos e 1 mês a pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Sobre a malfadada reunião, Celso de Mello disse que a ministra Cármen Lúcia não enviou os convites. "Quem deveria fazer o convite é a presidente. Ficou combinado que ela, que aceitou a sugestão desse encontro informal, faria esse convite ontem (segunda-feira). Ontem e hoje (terça-feira) não houve esse convite", disse.

Segundo a assessoria de Cármen Lúcia, o ministro Celso de Mello perguntou se ela aceitaria participar da reunião e ela respondeu que "teria todo o gosto em recebê-los", mas não entendeu que deveria convidar os pares.

Os ministros Edson Fachin, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli confirmaram ao Estado não terem sido convidados para reunião alguma. Gilmar Mendes disse que a pergunta sobre convite deveria ser feita à Presidência.

Publicidade

No fim da tarde, o ministro Edson Fachin negou o recurso que havia sido apresentado pelo Instituto Ibero Americano de Direito Público contra a decisão do plenário do Supremo que consagrou o entendimento de que a pena de prisão pode ser executada após condenação segunda instância. Essa decisão enterra as especulações de que esses recursos pudessem motivar uma rediscussão no plenário.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar de o relator das ações ser Marco Aurélio Mello, a decisão coube a Fachin porque ele ficou como redator para o acórdão, uma vez que foi o primeiro a votar na tese vencedora. Na decisão, Fachin lembrou que o relator já liberou as ações para julgamento e que cabe à presidente pautar.

Memoriais. Além da pressão interna, entre a tarde e a noite de ontem, representantes de diversos institutos de advocacia nacionais estiveram nos gabinetes do Supremo para defender a necessidade de julgamento definitivo das ações que tratam da execução antecipada da pena de prisão. A iniciativa partiu do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, autor de uma das duas ações que tratam do tema, e incluiu a entrega de memoriais aos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello, relator das ações.

Estiveram presentes o conselheiro federal da OAB, Juliano Breda, e os representantes do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), do Instituto Brasileiro de Ciências Cirminais (IBCCRIM), do Instituto de Garantias Penais (IGP) e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

As entidades temem o clima de insegurança e incerteza gerado pela não discussão do tema. "Já virou uma loteria. Quem entra com habeas corpus fica dependendo de quem vai relatar o pedido", afirmou o advogado Fábio Tofic Simantob.

Publicidade

Um dos advogados presentes, Antônio Carlos de Almeida e Castro, o Kakay, disse que o tema tem de ser discutido independentemente da situação do ex-presidente Lula e que a questão não deve ser personalizada.

"Quando entramos com a ADC, sequer o presidente Lula tinha sido denunciado. Quando ministro Marco Aurélio liberou o processo para julgar, o ex-presidente Lula não tinha sido julgado (no TRF-4). Então esse processo não tem nenhuma relação com Lula. (Ele) Pode se beneficiar como tantos outros. Se o Supremo prestigiar a presunção de inocência, não é em função dele", disse Fábio Tofic Simantob.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.