Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ciro quis tirar doleiro Youssef da distribuição de propinas do PP, diz investigação

Inquérito 4631, do Supremo, mostra que presidente nacional do PP pretendia assumir papel de destaque na 'estrutura criminosa' instalada na Petrobrás por Alberto Youssef, ligado a um núcleo mais antigo do partido

PUBLICIDADE

Por Breno Pires , Fábio Serapião/BRASÍLIA e Luiz Fernando Teixeira
Atualização:

Moreira Mariz/Agência Senado Foto: Estadão

Inquérito da Lava Jato no Supremo informa que o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), pretendia assumir papel de destaque na 'estrutura criminosa' que envolvia parlamentares do partido, em 2012, e que se havia instalado na Petrobrás. Segundo a investigação, Ciro teria tentado substituir o doleiro Alberto Youssef na organização do pagamento de propinas do esquema montado na estatal petrolífera desde 2004.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 24, Ciro e o deputado Eduardo da Fonte, o Dudu da Fonte (PP/PE), foram alvo de buscas da Polícia Federal. Os dois estão sob suspeita de tentarem comprar o silêncio de um ex-assessor do PP, testemunha chave.

+ PGR suspeita que Ciro e Dudu da Fonte tentaram comprar silêncio de ex-assessor

Atrás de provas, os agentes federais ainda vasculham os gabinetes e os apartamentos funcionais e residenciais do senador e do deputado.

A operação foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo, que também decretou a prisão preventiva do ex-deputado Márcio Junqueira (PROS/RR), apontado como elo dos parlamentares com o ex-assessor que está colaborando com as investigações.

Publicidade

Segundo o inquérito apresentado pela Procuradoria-Geral da República em setembro de 2017 e assinado pelo então procurador-geral Rodrigo Janot, o doleiro Alberto Youssef era ligado a personagens mais antigos do partido, como o ex-deputado José Janene (morto em 2010 e apontado como o mentor do esquema de cartel e proipinas na Petrobrás).

Por seu lado, o grupo de Ciro e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preferia o operador Henry Hoyer, mas não teve sucesso em sua meta de assumir o controle da distribuição de propinas.

"Na prática, Alberto Youssef, por já ter bom relacionamento com as empreiteiras, permaneceu no exercício da função, em conjunto com Henry Hoyer", traz o documento da Procuradoria-Geral da República.

Hoyer foi preso na Operação Sem Fronteiras, 43.ª fase da Lava Jato. Depois, o juiz Sérgio Moro mandou soltá-lo.

 Foto: Estadão

Segundo delação de Youssef anexada ao inquérito, ele 'praticamente continuou a fazer o mesmo que fazia anteriormente, com a única modificação de que, ao invés de repassar os valores diretamente aos integrantes do PP, passou a fazê-lo por intermédio de Henry, que, por sua vez, entregava os valores a (deputado) Arthur de Lira (PP/AL)'.

Publicidade

Um repasse, de R$ 1,6 milhão, deu início à operação deflagrada nesta terça-feira, 24, após Ciro e Dudu da Fonte tentarem comprar o silêncio do ex-assessor.

Em 2011, parlamentares do PP, por meio de um contrato fictício com a empresa KFC Hidrossemeadura, pertencente a Leonardo Meirelles e o grupo Queiroz Galvão, teriam recebido dinheiro desviado da Diretoria de Abastecimento da Petrobrás.

O inquérito ainda detalha que os valores foram transferidos para Hong Kong por Leonardo Meirelles e lavado por meio de comerciantes chineses da Rua 25 de Março, popular centro comercial em São Paulo.

Depois, Meirelles repassou o dinheiro a Youssef, que 'se encarregou de transferir os valores para a organização criminosa relacionada ao PP', em Brasília.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE CIRO

Publicidade

O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, declarou. "O senador se encontra fora do Brasil, não sabendo em qual país e que não foi possível ainda falar com ele. Desconhece a defesa, até o presente momento, as razões da determinação judicial do Ministro Fachin. É certo que o senador sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário, prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão. Continuará a agir o senador como o principal interessado no esclarecimento dos fatos. No momento, a defesa aguarda contato com o Senador para poder ter o necessário instrumento de poderes que dará direito ao acesso aos fundamentos da medida de busca e apreensão."

COM A PALAVRA, DUDU DA FONTE

O deputado Eduardo da Fonte disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que "confia na Justiça e em Deus". "Estou à disposição da Justiça sempre", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.