Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Casal de marqueteiros do PT é indiciado pela Polícia Federal

João Santana e a mulher, Mônica Moura, respondem por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa que desviou recursos da Petrobrás; força-tarefa da Lava Jato denunciará os dois ao juiz Sérgio Moro na próxima semana

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O marqueteiro João Santana e Mônica Moura em Curitiba. FOTO: REUTERS/Rodolfo Buhrer Foto: Estadão

A Polícia Federal indiciou criminalmente o casal de marqueteiro do PT, João Santana e Mônica Moura, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação na organização criminosa que desviada recursos da Petrobrás. Os dois serão denunciados na próxima semana pela força-tarefa da Operação Lava Jato ao juiz federal Sérgio Moro.

PUBLICIDADE

Os dois são acusados pelo recebimento de US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato na Petrobrás. O dinheiro foi depositado em conta secreta que Santana e a mulher mantinha na Suíça, em nome da offshore Shellbill Finance. Os dois estão presos em Curitiba, desde o dia 23 de fevereiro, alvos da Operação Acarajé - 23ª fase da Lava Jato. Com o casal, foram denunciados ainda outros seis investigados.

Os valores foram pagos pela empreiteira Odebrecht - ontem o presidente afastado do grupo Marcelo Bahia Odebrecht anunciou a intenção de fazer delação premiada - e pelo operador de propinas Zwi Skornicki.

Publicidade

 
 
 

VEJA OS INDICIADOS PELA PF NA OPERAÇÃO ACARAJÉS

João Cerqueira de Santana Filho (marqueteiro do PT) - lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa Mônica Moura (marqueteiro do PT) - lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa Zwi Skornicki (operador) - corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa Bruno Skornicki (operador) - lavagem de dinheiro Eloisa Skornicki (operad0r) - corrupção ativa e manutenção de conta não declarada Pedro Barusco (Petrobrás) - corrupção passiva e lavagem de dinheiro Renato Duque (Petrobrás) - corrupção passiva Armando Ramos Tripodi (Petrobrás) - corrupção passiva

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.