Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cármen nega transferência de 'Chepa', líder de cartel de drogas no México

José Gonzalez-Valencia, do Jalisco Nueva Generación, preso no dia 27 de dezembro, está recolhido na Superintendência da Polícia Federal no Ceará

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Foto do author Luiz Vassallo
Por Amanda Pupo (Broadcast), Luiz Vassallo e Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA
Atualização:

Presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADÃO  

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, negou o pedido de transferência de José Gonzalez-Valencia da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará para o sistema prisional do estado. Apontado como líder do cartel de drogas mexicano Jalisco Nueva Generación (CJNG), Gonzalez-Valencia, conhecido como 'Chepa', 'Camaron' e ainda 'Santy', foi preso dia 27 de dezembro em Aquiraz (CE) em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo STF. A decisão da ministra foi tomada no pedido de Extradição (EXT) 1505, formulado ao Brasil pelos EUA, onde ele é acusado de tráfico internacional de drogas.

+ 'Afonso do triplex' pede Lula na cadeia e Moro candidato à Presidência

As informações foram divulgadas no site do Supremo.

De acordo com a PF, 'Chepa' passava férias de fim de ano com a família no Ceará depois de ingressar no Brasil com passaporte boliviano.

Lula faz seu apelo derradeiro ao Tribunal da Lava Jato

Publicidade

Lula pede ao Tribunal de Lava Jato direito de recorrer em liberdade

Lula pede prescrição da pena no caso triplex

PUBLICIDADE

Dos 77 condenados por Moro, Tribunal da Lava Jato só absolveu 5

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará pediu autorização ao STF para transferir Gonzalez-Valencia a uma unidade do sistema prisional estadual alegando 'deficiências' em seu núcleo de custódia.

Mas, segundo Cármen - a quem coube decidir o pedido durante as férias coletivas dos ministros, a alegação do órgão é 'vaga e não especifica quais seriam as deficiências apontadas'.

Publicidade

A ministra observou que a PF 'não apresentou qualquer documento que comprove minimamente a afirmação' e determinou que 'as autoridades responsáveis pela custódia preservem a integridade física e moral do preso'.

PUBLICIDADE

A presidente do Supremo também negou pedido da defesa de Gonzalez-Valencia para que o processo de extradição tramitasse em segredo de justiça, 'no intuito de se preservar a intimidade do extraditando e de seus familiares que se encontram no Brasil' e em razão da forte repercussão do caso em todo o País, principalmente no Ceará.

A defesa também pedia a transferência de Gonzalez-Valencia da sede da PF para um presídio estadual, em face da 'flagrante precariedade do local'.

Cármen afirmou que 'a regra do processo judicial é a publicidade', não havendo qualquer situação excepcional a justificar o sigilo nesse caso.

Concluído o período de férias, a ministra determinou que se encaminhem os autos da EXT 1505 ao relator do caso, ministro Celso de Mello.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.