Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cármen Lúcia retoma cronograma das delações da Odebrecht

Por ordem da ministra que preside Suprema Corte, juízes auxiliares vão promover audiências com 77 executivos e funcionários da empreiteira para indagar se foram espontâneos relatos gravados em vídeo pela força-tarefa da Lava Jato

PUBLICIDADE

Por Mateus Coutinho
Atualização:

Cármen Lúcia quer ouvir 'pessoas com experiência e autoridade' no setor audiovisual brasileiro, do Supremo. Foto: Nelson Jr/STF

Três dias após a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, determinou nesta segunda-feira, 23, a retomada das audiências para homologação dos acordos de delação premiada de 77 executivos, funcionários e ex-funcionários da Odebrecht, a maior colaboração desde o começo da Lava Jato e que deve abalar o mundo político. A informação foi divulgada nesta manhã pela Coluna da Sonia Racy, do Estadão.

PUBLICIDADE

Com isso, os depoimentos perante os juízes auxiliares que estavam previstos para a semana passada foram retomados. Estas audiências buscam, nessa etapa, a confirmação dos relatos gravados em vídeo pelos procuradores da força-tarefa da maior operação já deflagrada contra a corrupção no País. Os juízes indagam dos colaboradores se falaram espontaneamente ou se, eventualmente, se sentiram pressionados para fechar o acordo.

Três juízes auxiliares que foram convocados para atuar no gabinete de Teori devem tomar depoimentos dos delatores e reiterar os termos dos acordos - multa a ser paga, benefícios e compromissos assumidos. Os depoimentos das delações em si, que detalham esquemas de corrupção e implicam centenas de políticos dos principais partidos políticos, ficam para a próxima fase.

Mesmo com a morte do ministro, os magistrados auxiliares seguem no gabinete até que o sucessor de Teori assuma o gabinete e decida se vai manter a equipe. De acordo com o cronograma anterior que vinha sendo cumprido pelo gabinete, os juízes devem viajar para capitais onde irão ouvir os colaboradores.

Em dezembro, os procuradores da força-tarefa que viajaram para ouvir os mais de 900 depoimentos dos delatores ligados à empreiteira. A Procuradoria-Geral da República registrou todas as colaborações em vídeo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.