Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Campanha sem dinheiro de empreiteiras é 'grande vitória', diz Lamachia

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil avalia que o primeiro turno das eleições mostra que 'foi acertada' mudança na regra que só permite doação de pessoas físicas

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

Cláudio Lamachia. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, disse nesta segunda-feira, 3, que as campanhas dos políticos sem dinheiro de empresas representa 'uma grande vitória' para o País.

PUBLICIDADE

Na avaliação de Lamachia, o primeiro turno das eleições municipais, ocorrido neste domingo, 2, mostra que o veto às doações de pessoas jurídicas foi medida acertada.

A farta distribuição de valores milionários por empreiteiras para políticos e partidos era marcante em todos os pleitos no País.

Em 2016, pela primeira vez, os candidatos em busca do poder municipal só puderam contar com repasses de pessoas físicas.

A restrição foi imposta a partir de uma iniciativa da Ordem, que foi à Justiça contra a chuva de dinheiro de grandes construtoras e de outros segmentos empresariais no caixa dos políticos. Lamachia disse que, agora, a meta da OAB é lutar por uma lei que tipifique o crime de caixa 2.

Publicidade

A MANIFESTAÇÃO DE CLAUDIO LAMACHIA: "O primeiro turno da eleição deste ano mostra que foi acertada a mudança na regra eleitoral que passou a proibir doações de empresas a partidos e candidatos.

A redução substancial do preço das campanhas é uma grande vitória para a sociedade brasileira. Sem a pirotecnia do marketing, os candidatos precisaram realçar suas ideias e propostas durante o período de propaganda eleitoral.

Agora, é preciso continuar buscando melhorias para o sistema eleitoral.

A OAB foi à Justiça para que as doações de empresas fossem proibidas e comemorou quando teve ganho de causa no Supremo Tribunal Federal. Agora, a OAB luta pela aprovação de uma lei que tipifique o crime de caixa dois de campanha. É preciso cobrar do Congresso celeridade na aprovação de uma lei tão importante."

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.