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Banco deverá indenizar cliente por 'saques indevidos'

Juiz da 5.ª Vara Cível de Santos condena instituição financeira a pagar R$ 10 mil a homem que foi ludibriado e entregou seus cartões a um motoboy

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Por Luiz Vassallo
Atualização:

Sede do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foto: Divulgação.

O juiz José Wilson Gonçalves, da 5.ª Vara Cível de Santos, condenou o banco Itaú a ressarcir um idoso por 'saques indevidos em sua conta'. O magistrado fixou indenização em R$ 10 mil, a título de danos morais, além de ressarcimento da quantia sacada indevidamente. Cabe recurso da sentença. As informações foram divulgadas no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

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Consta dos autos que o correntista recebeu ligação de um homem que alegava ser funcionário de uma agência do banco, afirmando que ele havia sido vítima de uma fraude e deveria entregar seus cartões a um motoboy.

Pouco tempo depois, a vítima recebeu novo telefonema - desta vez de um verdadeiro funcionário da instituição financeira, afirmando que diversos saques haviam sido feitos em sua conta. O homem pediu ressarcimento ao banco, mas somente parte do valor foi creditada.

Ao julgar o pedido, o juiz afirmou que a instituição deveria ter 'domínio técnico suficiente para descobrir fraudes e evitá-las, e condenou o banco a indenizar o cliente pelos danos morais suportados e a ressarci-lo no valor correspondente à fraude, deduzido de quantia já depositada na conta do correntista'.

"A ocorrência de fraude em si mesma é mostra da insuficiência concreta do serviço prestado, conquanto se entenda que os criminosos estejam sempre à frente das pessoas de bem", assinalou o juiz. José Wilson Gonçalves destaca que 'aí é que reside o risco da atividade empresarial'.

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"Isto é, se apesar das providências preventivas colocadas em prática pelo administrador do cartão, ainda assim o criminoso consegue cometer a fraude, o dano daí advindo será suportado integralmente pelo fornecedor, eis que, perante o consumidor, a responsabilidade civil é objetiva."

COM A PALAVRA, O ITAÚ

A reportagem tentou contato com o Itaú, mas não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação do banco.

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