PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Após campanha de aliados de Cunha, juízes pedem revisão de candidaturas ao CNJ

Magistrados de todo o País manifestaram preocupação com 'ingerência política' no órgão responsável por fiscalizar o Judiciário

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Um dia após vir a público que dois aliados do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) já iniciaram suas campanhas para disputar uma vaga no Conselho Nacional de Justiça, órgão que controla e fiscaliza o Judiciário, as associações de juízes de todo o País divulgaram nesta sexta-feira, 17, uma nota pedindo que as candidaturas "vinculadas atividades políticas" sejam revistas.

PUBLICIDADE

A manifestação assinada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) não cita nominalmente os aliados do peemedebista, mas fala em preocupação com os "riscos de ingerência política" no CNJ e defende que os candidatos ao cargo tenham, no mínimo, 10 anos de atividade jurídica.

A eleição para a vaga será realizada em outubro na Câmara e os advogados Lucas Rivas, 24, que defendeu Cunha no processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara e Renato Oliveira Ramos, 42, que chegou a ocupar um cargo no gabinete da presidência da Casa na gestão Cunha já iniciaram suas campanhas pedindo apoio aos parlamentares.

Mestrando e professor no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Ramos também foi por alguns anos assessor no Superior Tribunal de Justiça e um dos principais assessores do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) na elaboração do relatório de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O advogado também atuou contra o pedido de impedimento do presidente em exercício, Michel Temer. Em abril, Ramos enviou ao ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello, uma manifestação em que defendia o arquivamento do pedido.

Publicidade

"A AMB, Ajufe e Anamatra acreditam, ainda, que os indicados a conselheiro(a) devem preencher plenamente os requisitos para o cargo, ter currículo jurídico adequado e ser cidadãos com substancial saber jurídico e reputação ilibada", segue o texto. O CNJ possui mandato de dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos de "notável saber jurídico e reputação ilibada". Cabe à Câmara indicar um dos cidadãos "de notável saber jurídico e reputação ilibada". Ao Senado, cabe a outra indicação. O Conselho é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, atualmente Ricardo Lewandowski. Na eleição de outubro, os candidatos precisam de maioria simples na Câmara para serem indicados ao cargo.

A ÍNTEGRA DA NOTA DOS MAGISTRADOS: "Em virtude da divulgação de supostas indicações de candidatos para integrar vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) manifestam preocupação devido aos riscos de ingerência política no órgão.

Importante instituição de atuação junto ao Judiciário, o CNJ tem, entre suas atribuições, a função de propor estratégias e apontar soluções para as questões jurisdicionais do País. Para garantir que esse papel seja plenamente desempenhado, as entidades defendem não apenas uma revisão das possíveis candidaturas vinculadas a atividades políticas como também a exigência de, no mínimo, 10 anos de atividade jurídica, assim como ocorre em relação às vagas destinadas ao quinto constitucional, por simetria.

A AMB, Ajufe e Anamatra acreditam, ainda, que os indicados a conselheiro(a) devem preencher plenamente os requisitos para o cargo, ter currículo jurídico adequado e ser cidadãos com substancial saber jurídico e reputação ilibada.

Dessa forma, as associações reforçam a importância de garantir um Judiciário independente, amparado pela atuação de um Conselho autônomo, evitando o risco de intervenção e possíveis tentativas de manobras políticas.

Publicidade

João Ricardo Costa Presidente da AMB

Roberto Veloso Presidente da Ajufe

Germano Siqueira Presidente da Anamatra"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.