PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Antes de rompimento, PCC tentou "intermediar a paz" entre facções do Rio de Janeiro

Em 2012, denúncia do Ministério Público de São Paulo contra 175 integrantes da facção paulista revelava tentativa de conversa com facções cariocas. Atualmente, PCC é aliado da ADA(Amigos dos Amigos) e rival do Comando Vermelho

Foto do author Fausto Macedo
Por Fabio Serapião e Fausto Macedo
Atualização:

Uma denúncia do Ministério Público de São Paulo, de 2012, revela as tratativas entre integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para tentar "intermediar a paz, a fim de fortalecer o crime" entre as facções cariocas Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos ADA). A tentativa foi entre os anos de 2010 e 2011. Atualmente, a facção paulista se aliou à ADA e está em disputa com o CV. A guerra entre as facções é apontada como um dos principais motivos para a morte dos 56 detentos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj, em Manaus. A Família do Norte, do Amazonas, é aliado ao CV.

PUBLICIDADE

Durante a investigação do MP paulista, os investigadores interceptaram uma conversa entre duas lideranças do PCC - Roberto Soriano e Abel Pacheco Andrade. Na conversa, Soriano pergunta se o traficante conversou com "os caras do CV". Pacheco diz que não, mas que mandou outro integrante da facção falar com as lideranças da facção carioca. Segundo Soriano, o recado a ser dado é que o PCC não teria "inimizades com vocês(CV), nem com o Terceiro (Comando), nem com o ADA. É guerra de vocês, se vocês quiserem intermediar uma paz estamos aí, porque o crime fortalece o crime, mas estamos com as cadeias de portas abertas pra vocês, a situação de negócios".

Em outra conversa, Soriano fala com Daniel Vinicius Canônico, outra liderança do PCC, sobre a relação entre os criminosos paulistas e cariocas. Segundo o traficante, o PCC nunca foi inimigo da ADA e "tinham uma ligação com o Vermelho (Comando Vermelho)", mas que foi quebrada "em cima da arrogância dos caras". Entretanto, Soriano sugere na conversa que "o intuito de tudo é estarem se unindo, se fortalecendo e um ajudar o outro". "Nós também temos 65 favelas aqui (São Paulo), se precisarem passar uma temporada, vai ser bem recebido e a gente está aí não pra dividir o crime e sim para tentar unir e se fortalecer cada vez mais, porque imagina eles (ADA) com um braço em São Paulo, eles (PCC) com um braço no Rio".

No dia 24 de setembro de 2010, em uma conferência por telefone, pelo PCC falam Soriano e Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, com Nem da Rocinha. Após ser chamado por um interlocutor, o traficante carioca entra na conversa: "pode falar, que é eu que estou falando". Soriano conta que até 2005, o PCC manteve uma aliança com o Comando vermelho e "por causa de uma divergência de ideias aí entres os integrantes daí com os daqui e tiveram que quebrar a corrente."

Por sua vez, Gegê do Mangue pergunta a Nem como está a situação com o CV. Nem fala que não tem problema nenhum com eles e que "de vez em quando fala com eles".Por fim, os traficante paulistas informam Nem que irão mandar um "irmão" de confiança para ir até o Rio de Janeiro "trocar umas ideias". Para os investigadores, esse foi o início da relação entre o PCC e ADA que resultou na divisão do comando do tráfico de drogas na favela da Rocinha

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.