Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Agricultura afasta 33 e interdita frigoríficos

Ministério anunciou abertura de processos administrativos na Operação Carne Fraca

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Julia Affonso , Luiz Vassallo e Mateus Coutinho
Atualização:

FOTO DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Foto: Estadão

Três frigoríficos foram interditados e 33 servidores envolvidos na Operação Carne Fraca destituídos das funções que ocupavam no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), anunciou o secretário-executivo da pasta, Eumar Novacki.

PUBLICIDADE

As medidas foram tomadas no âmbito da operação desencadeada nesta sexta-feira, 17, pela Polícia Federal, que investiga o pagamento de propina a fiscais para obtenção de licenças sanitárias.

Segundo a coordenação-geral de Comunicação Social do Ministério, o secretário-executivo afirmou que o corpo técnico do Ministério é 'altamente qualificado e que o sistema de inspeção federal é robusto, sendo submetido a avaliações constantes, incluindo as de autoridades sanitárias estrangeiras por parte de 150 países importadores de carnes brasileiras'.

'Não vamos tolerar desvios e atos de corrupção. Estamos tomando medidas enérgicas em relação a servidores e empresas e compartilhando informações com a Polícia Federal e com o Ministério Público", disse Eumar Novacki.

As intervenções da Agricultura ocorreram no frigorífico da BRF de Mineiros (GO), de abate de frangos, e nas unidades da Peccin Agropecuária em Jaraguá do Sul (SC) e em Curitiba (PR), que produzem embutidos (mortadela e salsicha).

Publicidade

Em relação aos servidores, estão sendo abertos processos administrativos. "Há processos que foram abertos já no passado, em fase de investigação, e que estamos dando todo o suporte à PF", ressaltou o secretário.

As primeiras denúncias do caso divulgado nesta sexta-feira ocorreram há quase sete anos, destaca o Ministério. Há dois anos foram iniciadas as investigações culminado com as prisões e conduções coercitivas.

O secretário enfatizou que o Ministério da Agricultura 'não admite atos ilícitos e apoia integralmente quaisquer ações que visem coibi-los'.

Além de desenvolver ações próprias, assinalou, o Ministério da Agricultura tem parcerias com outros órgãos federais para fornecer dados, coletas oficiais de amostras, análises laboratoriais e resultados de ações fiscalizatórias.

Novacki admitiu preocupação com repercussão no exterior, observando que o Brasil é um grande player no mercado internacional do agronegócio. Mas ressaltou que as denúncias se referem a casos isolados e que o produto brasileiro tem reconhecimento no exterior.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.