PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Advogados podem usar Whatsapp para acompanhar processos na Justiça Federal em SP

Medida adotada na 7ª Vara Criminal Federal na capital paulista permite que partes envolvidas enviem informações e sejam notificadas de etapas processuais pelo aplicativo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

A 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo oficializou a utilização do aplicativo de mensagens Whatsapp para que os envolvidos em processos, advogados, procuradoresaté testemunhas possam enviar informações e documentos relativos aos processos.

"Queremos com isso dar continuidade às inovações trazidas pelo 'Processo Cidadão', quando implantamos um novo modelo de práticas cartorárias", diz o juiz federal Ali Mazloum, titular da Vara. O chamado "Processo Cidadão" busca otimizar a tramitação dos processos e começou a ser implementado em 2010. O uso do aplicativo de mensagens foi formalizado no último dia 15.

Pelo WhatsApp é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz, retirar certidões e alvarás, enviar lembretes de audiências,dentre outros. A Secretaria da Vara disponibiliza um aparelho celular apenas para receber o material pelo aplicativo e é a responsável por cadastrar os advogados e demais usuários que tiverem interesse em adotar esse novo mecanismo de comunicação na Justiça Federa.

"Com a adoção dessas práticas procuramos desburocratizar procedimentos e simplificar os ritos, sempre dentro das regras legais vigentes, de modo a reduzir o estoque de processos, facilitando a atuação de todos os usuários dos serviços da Justiça", ressalta Ali Mazloum.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.