PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Advogado de consultor do caso Siemens diz que deputado do PT "lava denúncia"

Eduardo Carnelós, criminalista, ataca Simão Pedro, que entregou denúncias ao ministro da Justiça

Por Lilian Venturini
Atualização:

por Fausto Macedo

PUBLICIDADE

O criminalista Eduardo Carnelós, advogado de Arthur Teixeira, acusou nesta quinta feira, 28, o deputado licenciado Simão Pedro (PT) - secretário municipal de Serviços da gestão Fernando Haddad em São Paulo - de "lavar denúncia" sobre o cartel de trens que teria sido beneficiado em licitações milionárias da CPTM e do Metrô, entre 1998 e 2008.

Simão Pedro entregou, em maio, ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) documentos produzidos pelo engenheiro Everton Rheinheimer, ex-diretor de transportes da Siemens. Entre os papéis havia um relatório, datado de 13 de abril de 2013, que o ministro da Justiça repassou à Polícia Federal, com informações sobre pagamento de propinas e acusações a políticos do PSDB e de outros partidos.

O deputado petista disse ao Estado que já havia encaminhado ao Ministério Público de São Paulo, em fevereiro de 2011, "representação denunciando o esquema, o uso de offshores, o esquema do Arthur Teixeira, contratos da CPTM em São Paulo"

Arthur Teixeira, engenheiro, é sócio da Procint Consultoria. O Ministério Público atribui a ele o papel de lobista. Teixeira, de 78 anos, nega taxativamente ter atuado como lobista de cartel. Ele rechaça a acusação sobre pagamentos ilícitos e mantém em arquivo cópias de todos os contratos de consultoria que celebrou além de dados oficiais sobre o recolhimento de tributos sobre os valores recebidos.

Publicidade

Seu advogado, o criminalista Eduardo Carnelós, disse que o deputado petista não tem provas para acusar o consultor de envolvimento com "esquema e uso de offshores".

"Simão Pedro continua na sua atividade de fazer política às custas da verdade porque ele usa suas imunidades parlamentares para se prestar a lavar uma denúncia (de Everton Rheinheimer), tentando dar credibilidade a algo desprovido de qualquer fundamento probatório", afirma Eduardo Carnelós.

"Tanto isso é verdade que ele juntou aos documentos que diz ter entregue ao ministro (da Justiça) uma tradução cuja autoria se desconhece e que não representa aquilo que está no original em inglês", argumenta o criminalista.

Eduardo Carnelós refuta com veemência as acusações ao engenheiro Arthur Teixeira. "O sr. Arthur Teixeira nunca teve esquema porque é profissional que trabalha dentro da lei."

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.