Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A íntegra da sentença que condena lobistas por 'compra' de MPs de Lula e Dilma

O empresário Mauro Marcondes Machado e o advogado José Ricardo da Silva receberam penas por associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro

PUBLICIDADE

Por Fabio Fabrini
Atualização:

Mauro Marcondes. Foto: Divulgação

A Justiça Federal condenou nesta quarta-feira, 4, nove acusados de "comprar" medidas provisórias nos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Apontados como os principais lobistas do esquema, o empresário Mauro Marcondes Machado e o advogado José Ricardo da Silva receberam penas por associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Apenas um réu, o executivo Eduardo de Sousa Ramos, foi absolvido de todos os crimes a ele atribuídos. Cabem recursos tanto à acusação quanto às defesas.

PUBLICIDADE

O caso foi revelado com exclusividade pelo Estado em 1.º de outubro do ano passado. Depois disso, a Polícia Federal, a Procuradoria da República no Distrito Federal e a Receita Federal deflagraram uma nova fase da Operação Zelotes, prendendo os principais suspeitos de operar o esquema de lobby e corrupção investigado. Eles agora serão soltos e poderão recorrer em liberdade.

COM A PALAVRA, O CRIMINALISTA ROBERTO PODVAL, DEFENSOR DE MAURO MARCONDES E CRISTINA MAUTONI

O criminalista Roberto Podval, que defende Mauro Marcondes e sua mulher Cristina Mautoni, disse que 'a liberdade do casal é uma vitória'. "A grande preocupação da defesa, neste momento, era colocar Mauro Marcondes e Cristina em liberdade. Mauro está com oitenta anos de idade. Já havíamos conseguido tira-lo da prisão, embora o Ministério Público tenha recorrido. Na sentença, o magistrado autoriza que Mauro e Cristina recorram em liberdade. Para a defesa, o fato de estarem em liberdade representa uma grande vitória. Agora, com tranquilidade vamos certamente esclarecer os fatos e modificar essa decisão."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.