PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A cada cinco segundos um novo processo chega à Justiça

Associação dos Magistrados Brasileiros lança nesta quarta placar com dados sobre os setores que mais congestionam os tribunais

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: AMB

Por Julia Affonso e Fausto Macedo

PUBLICIDADE

A cada cinco segundos um novo processo chega às varas e fóruns judiciais do País. A informação é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mais importante e influente entidade da toga que lança em Brasília nesta quarta-feira, 9, o Placar da Justiça - índex com os maiores litigantes do Distrito Federal, os setores que mais congestionam a Justiça, número de processos que emperram os tribunais e ações que poderiam ser evitadas.

Foto ilustrativa: Gervasio Baptista/SCO/STF Foto: Estadão

O placar vai mostrar, também, o valor da economia para o País caso não houvesse congestionamento da Justiça. Os tribunais estimam em 100 milhões as ações em curso em todo o País.

De acordo com a metodologia desenvolvida pela AMB, a estimativa é de que um novo processo chegue às varas e fóruns do País a cada cinco segundos. O Placar da Justiça é um contador digital instalado em Brasília para conscientizar e esclarecer os cidadãos sobre o número de processos que chegam ao Judiciário e quantas ações poderiam ser evitadas 'se importantes setores de serviços regulados cumprissem e respeitassem a legislação'.

O placar vai ficar em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ/DFT). Os dados serão divulgados pelo presidente da AMB, João Ricardo Costa, e pelo vice institucional da entidade, Sérgio Junkes.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.