PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Veja a lista de políticos de 28 partidos citados pelo operador da JBS

Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR), o delator Ricardo Saud revelou que 1.829 candidatos, de 28 partidos das mais variadas colorações, receberam dinheiro do grupo controlado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

JBS. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O diretor da J&F Ricardo Saud contou em sua delação premiada que a empresa distribuiu propinas por atacado no meio político brasileiro, detalhando os nomes de centenas beneficiários. Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ele revelou que 1.829 candidatos, de 28 partidos das mais variadas colorações, receberam dinheiro do grupo controlado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.

PUBLICIDADE

"Eleitos foram 179 deputados estaduais, de 23 estados; 167 deputados federais, de 19 partidos. Demos propina para 28 senadores da República, sendo que alguns disputaram e perderam eleição para governador e alguns disputaram reeleição ou eleição para o Senado. E demos propina para 16 governadores eleitos, sendo quatro do PMDB, quatro do PSDB, três do PT, dois do PSB, um do PP, um do PSD", contou. Saud.

As doações ilícitas foram de quase R$ 600 milhões. O grosso dos recursos, segundo ao delator, foi destinado aos candidatos em troca de contrapartidas no setor público.

VEJA A LISTA ENTREGUE PELOS DELATORES SOBRE OS POLÍTICOS DE 28 PARTIDOS

Publicidade

COM A PALAVRA, O DEPUTADO RICARDO IZAR

"Meu nome aparece em lista divulgada pelo senhor, como tendo recebido R$ 200 mil da JBS. Realmente recebi esta quantia do PSD , mas ao saber que se tratava da JBS devolvi o mesmo ao partido dois dias depois. Portanto, não acho justo meu nome estar nesta lista. Veja os links abaixo de 2014. Atenciosamente. Ricardo Izar Júnior. Deputado Federal http://alotatuape.com.br/deputado-ricardo-izar-devolve-r-200-mil-para-a-friboi/. http://www.anda.jor.br/2014/09/deputado-ricardo-izar-devolve-doacao-de-r-200-mil-do-grupo-jbs/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.