EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Um olhar crítico no poder e nos poderosos

Opinião|Mais um flanco para Temer

O vice-presidente Michel Temer pode começar a ter problemas numa área onde ele vinha sendo elogiado e suas conversas iam muito bem: a militar. Depois do sinal verde dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ao nome do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) para o Ministério da Defesa, Temer vazou para a imprensa que pode mudar de ideia e nomear o advogado e seu amigo Antônio Mariz, que era o preferido para a Justiça, mas perdeu a vaga por entrar num campo minado _ a Lava Jato.

PUBLICIDADE

Foto do author Eliane Cantanhêde
Atualização:

A primeira reação entre militares é a seguinte: se Mariz não serviu para a Justiça, por que serviria para a Defesa? Eles dizem que Jungmann, que foi indicado pelo ex-ministro Nelson Jobim e pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, estuda há anos e conhece bem os temas vinculados às Forças Armadas, além de ser um homem do Parlamento. Ao contrário, não têm noção sobre o que Mariz entende do setor e ele é advogado de São Paulo, distante do Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

O argumento que está sendo usado pela equipe direta de Temer para explicar a troca de Jungmann por Mariz é político: o PPS, partido do deputado pernambucano, só terá direito a uma vaga no futuro governo e, depois que o senador Cristóvam Buarque rejeitou a Cultura, o deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS, se habilitou a essa pasta. Temer decretou: ou o partido fica com a Defesa ou com a Cultura.

A explicação pode fazer sentido para os políticos, mas não para os militares, que operam com uma lógica muito diferente. Para eles, o mais importante é a intimidade do futuro ministro com os temas e os programas já em curso nas Forças Armadas, como ocorre com Jungmann, que, aliás, tem boas relações com o general Villas Boas deste que este foi assessor parlamentar do Exército, frequentando rotineiramente o Congresso e as comissões ligadas a segurança nacional.

 

Opinião por Eliane Cantanhêde

Comentarista da Rádio Eldorado, Rádio Jornal (PE) e do telejornal GloboNews em Pauta

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.