Matemática do impeachment

A Mesa Diretora da Câmara reservou três dias _ 15,16 e 17 de abril _ para a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário. Isso, claro, no pressuposto de que seja aprovado na comissão especial em manifestação prevista para o dia 11. E por que três dias, se o rito é o mesmo do caso de Fernando Collor que foi votado em sessão única?

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por uma questão de tempo e espaço. Hoje há 25 partidos com representação na Câmara. Pelo regimento, cada líder tem direito a uma hora de discurso ou de dividir o tempo entre cinco representantes da respectiva legenda. Além disso, pode haver inscrições para manifestações individuais de até cinco minutos por parlamentar. Acrescenta-se à conta cerca de 30 segundos para as declarações de voto em chamada nominal dos 513 deputados.

Considerando que cada sessão tem o limite máximo de cinco horas de duração foi que a Mesa chegou à conclusão de que no caso de Dilma Rousseff o ideal seria reservar três dias para o exame do pedido de impeachment.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.