EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Um dos supostos terroristas alvo da Operação Hashtag se entrega à PF

Valdir Pereira da Rocha estava na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, fronteira com a Bolívia.

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Por Andreza Matais
Atualização:

 Foto: Reprodução/Sindicato dos Delegados da Polícia Federal

 

Um dos supostos terroristas que estava foragido desde ontem alvo da Operação Hashtag se entregou à Polícia Federal nesta sexta-feira por volta das 18 horas. A Coluna do Estadão apurou que Valdir Pereira da Rocha estava na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. A Polícia Federal ainda busca mais um suposto terrorista. Com o de hoje, onze já foram presos. Todos foram ou serão levados para presídio de segurança máxima de Campo Grande.

PUBLICIDADE

O preso hoje será ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Por questão de segurança, a PF não irá divulgar horário e locais.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal ontem, investiga a integração/promoção, por indivíduos brasileiros, na organização terrorista Estado Islâmico (EI).

Por meio de medidas como quebra de sigilo telefônico e de dados, devidamente autorizadas pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O contato entre os indivíduos dava-se essencialmente por meio de redes sociais, Telegram e demais modos de comunicação virtual, espaço no qual também divulgavam ideais extremistas e de perseguição religiosa, racial e de gênero.

Conforme evidenciou-se nas investigações, alguns indivíduos já haviam realizado o batismo ao Estado Islâmico (bayat), juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.