EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Temer inicia conversa com DEM sobre eleição

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente Michel Temer terá nesta semana sua primeira conversa com o novo comando do DEM e após o partido indicar que pode lançar Rodrigo Maia ao Palácio do Planalto. O tema será o futuro eleitoral da tradicional coalizão MDB-DEM. Com base em pesquisas, os demistas defendem que o candidato do grupo não represente a continuidade do atual governo. Os números indicariam que uma candidatura nesta linha estaria fadada ao fracasso devido à impopularidade de Temer. Se houver acordo, busca-se um nome viável eleitoralmente.

PUBLICIDADE

Em pauta. Na reunião, o DEM vai tratar da substituição do ministro da Educação, Mendonça Filho, que deixa a pasta em abril para disputar a eleição. A definição dirá muito do rumo da aliança MDB-DEM.

Escolha. Se o DEM indicar um nome político para o lugar de Mendonça, significará que os dois partidos estarão juntos na eleição presidencial. Mas há a opção de entregar o cargo, iniciando o distanciamento.

Plano B. A tendência no DEM hoje, contudo, é buscar o meio termo para não fechar as portas com o MDB e indicar um nome técnico. Neste caso, o partido dirá que está colaborando para a continuidade dos trabalhos no MEC.

Efeito imediato. A última pesquisa Ibope encomendada pelo governo mostrou que o índice de aprovação à intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro caiu de 80% para 71%. O dado é de sexta-feira.

Publicidade

Questão de tempo. No governo a avaliação é que o índice volte a crescer com a prisão dos bandidos que executaram a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes. Os que desaprovam a intervenção somam 23%.

De lavada. A pesquisa interna também mediu o desempenho do governo. A gestão de Temer é ótima e boa para 9%. Regular, ruim e péssima para 89%.

Mala cheia. Para conseguir participar dos debates na eleição presidencial, Levy Fidelis tenta atrair cinco deputados para o PRTB na janela partidária. Ele reservou R$ 8 milhões para financiar as campanhas de quem migrar para a sigla.

Sinais Particulares: Levy Fidelix presidente do PRTB, por Kleber Sales 

Voo privado. O PSDB mineiro desembolsou R$ 30.120 para que Aécio Neves e os deputados Caio Narcio e Domingos Sávio fossem de King Air de Brasília até Contagem na quinta, 15, em evento de entrega de casas populares do governo.

Eu também. Sem vaga em voo da FAB, o ministro Alexandre Baldy foi no próprio jatinho. Presidente do PSDB mineiro, Domingos Sávio justificou que não daria tempo de chegar no evento de voo comercial.

Publicidade

Dono. Segundo a Anac, o King Air está registrado em nome da siderúrgica Ciafal, do empresário Eduardo Fonseca, amigo dos tucanos. A aeronave é operada pela firma de táxi aéreo Carlinhos Ultraleve, de BH.

CLICK. Rodrigo Pacheco ingressa hoje no DEM para disputar o governo de Minas. Ele deixa o MDB, que vai apoiar a reeleição do governador Fernando Pimentel (PT).

IMAGEM DIVULGAÇÃO 

Turma. Confirmado candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria vai buscar o apoio do PSD, PRB, DEM e PP na sua campanha ao governo de São Paulo. Os dois primeiros não apoiaram sua eleição para a prefeitura.

Até o fim. Doria vai renunciar no dia 6 de abril, um dia antes do prazo. Todo secretariado será mantido pelo vice Bruno Covas.

PRONTO, FALEI!

Publicidade

Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun  

"Fui criado com alpargatas, enquanto eles usavam chinelinhos pom-pom", DO MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO, Carlos Marun, sobre os que desconfiam que ele irá pedir o impeachment do ministro Barroso.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Coluna do Estadão: Twitter: @colunadoestadao Facebook: facebook.com/colunadoestadao Instagram: @colunadoestadão