PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Reforma permite um candidato disputar duas vagas ao mesmo tempo

Por Naira Trindade
Atualização:

SINAIS PARTICULARES - VICENTE CÂNDIDO ILUSTRAÇÃO KLÉBER SALES  

Relator da Emenda Lula, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) criou também a possibilidade de candidaturas simultâneas em cargos majoritários a partir de 2018. Assim, uma mesma pessoa pode se candidatar ao mesmo tempo para presidente, governador e deputado. Perdendo em um, poderia ser eleger no outro.

A proposta já foi aprovada pela Comissão da reforma política da Câmara.

PUBLICIDADE

"O candidato ao governo pode figurar na lista federal ou estadual. O candidato ao Senado, se perder lá, pode encabeçar a lista e virar deputado", explicou Cândido.

Com o texto, por exemplo, o ex-presidente Lula pode disputar os cargos de presidente e deputado ao mesmo tempo.

Vicente Cândido se mostrou confiante de que a proposta não será barrada no plenário da Câmara. "Vai passar, não teve questionamento na comissão".

Publicidade

A proposta de candidatura simultânea atende a pedido de senadores que pretendem concorrer ao Senado e a Câmara ao mesmo tempo. Interessa, sobretudo, aos alvos da Lava Jato, que temem não se reeleger para o Senado, uma disputa mais difícil do que para deputado.

O parecer de Cândido diz que "os candidatos nos distritos eleitorais ou a outros cargos majoritários poderão figurar simultaneamente nas listas partidárias preordenadas".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.