EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Ex-ministro Antônio Palocci é alvo de mandado de prisão temporária na Lava Jato

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 

O ex-ministro Antonio Palocci, que atuou nos governo Lula e Dilma, é o principal alvo da 35a fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta segunda-feira. Há contra ele mandado de prisão temporária, expedido pelo juiz Sérgio Moro.

PUBLICIDADE

Nesta fase da operação Lava Jato são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do país. O investigado principal atuou diretamente como intermediário do PT perante o grupo Odebrecht.

Há indícios de que o ex-ministro atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com vultosos valores ilícitos.

Dentre as negociações identificadas foi possível delinear as tratativas entre o grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009 (que resultaria em imensos benefícios fiscais), aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais, além de interferência no procedimento licitatório da PETROBRAS para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré sal.

Outro núcleo da investigação apura pagamentos efetuados pelo chamado "setor de operações estruturadas" do Grupo Odebrecht para diversos beneficiários que estão sendo alvo de medidas de busca e condução coercitiva.

Publicidade

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. (Andreza Matais) 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.