EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Contra a crise, governo estuda reduzir imposto para agradar classe média

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Dida Sampaio/Estadão

Foto: Dida Sampaio/EstadãoCom o governo do presidente Michel Temer em crise permanente, a estratégia do Planalto para mostrar que não está paralisado deverá ser a de adotar medidas com impacto na vida cotidiana das pessoas. O governo estuda, entre as ações imediatas, a revisão da tabela do Imposto de Renda, podendo reduzir a maior alíquota cobrada de pessoa física de 27,5% para 18%, agradando a classe média. A compensação para a perda de receita viria na taxação de dividendos de pessoas jurídicas. Sem ter sido debatida ainda pela equipe econômica, a ideia é do núcleo político do governo.

 

PUBLICIDADE

E não é só isso. O pacote de bondades também inclui reajuste do 4,6% do Bolsa Família. O martelo já foi batido pelos ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Dyogo Oliveira (Planejamento).

Exemplo a não seguir. Quanto mais medidas práticas e rápidas melhor para o governo. Os articuladores políticos não querem repetir a cara da gestão Sarney, que vivia permanentemente em crise e não trocavam de agenda.

Com que roupa. Além de precisar passar pelo crivo da equipe econômica, o governo também ainda vai decidir se a proposta virá através de medida provisória ou projeto de lei.

Vai não vai. A possibilidade de o PSDB novamente adiar a decisão de desembarcar ou não do governo irritou a ala jovem do partido. Os "cabeças pretas" ameaçam radicalizar o discurso se isso se confirmar.

Publicidade

À espera. Acusado de ser o operador financeiro de Sérgio Cabral, Carlos Emanuel de Carvalho Miranda terá o habeas corpus julgado amanhã, no STJ. Ele é acusado de receber e repassar propina entre a Andrade Gutierrez e a Petrobrás para obras da Comperj.

Debaixo do tapete. No julgamento do TSE, Herman Benjamin e Luiz Fux defenderam que se discuta o que fazer com leis e MPs que foram compradas pelo esquema do Petrolão. Foram os primeiros e únicos a tocar no assunto.

Reencontro. Grávida de oito meses, Ana Seleme, mulher do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, já foi visitar o marido na prisão.

 

 

Reação. Há um movimento no Senado para salvar Aécio Neves caso o STF rejeite o recurso para devolver seu mandato.

Pode isso, Arnaldo? O argumento é que não há previsão de afastamento de senador em nenhum regulamento da Casa.

Publicidade

Na gaveta. Apesar do pedido do presidente do Senado, Eunício Oliveira, Edson Fachin ainda não despachou sobre a devolução das 12 maletas anti-grampos aprendidas no Senado em outubro do ano passado.

Próximo... Irmão do ex-deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ), Nelson Nahim (PSD-RJ) é o primeiro suplente caso a Câmara resolva afastar o deputado preso Celso Jacob (PMDB-RJ).

Novo casamento. A aliados, o ministro Antonio Imbassahy (PSDB-BA) confidenciou passar mais tempo com o presidente Michel Temer do que com sua mulher. Isso incluindo já as horas de sono.

Pula a fogueira. Por causa das festas juninas, a bancada do Nordeste já começa a rarear em Brasília.

 

Siga a Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadao

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.