PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Comissão de Ética estuda acordo com PGR para trocar dados

Por Luiza Pollo
Atualização:

 Foto: Célio Azevedo/Agência Senado

A Comissão de Ética Pública da Presidência e a Procuradoria-Geral da República (PGR) discutem a assinatura de um acordo de colaboração para troca de dados sobre investigações criminais que envolvam autoridades. Integrantes do colegiado e da 5.ª Câmara de Combate à Corrupção do MPF elaboram texto com os pontos do protocolo. Com isso, a Comissão de Ética espera ter acesso as apurações da procuradoria para utilizá-las em processos instaurados pelo colegiado contra ministros e outras autoridades que podem levar a sanções éticas.

PUBLICIDADE

Mais munição. Presidente da Comissão de Ética Pública, Mauro Menezes diz acreditar que o acordo com a Procuradoria vai ajudar a aumentar "o controle interno" no governo.

Tem fila. Vários ministros alvos da Lava Jato são investigados pela Comissão de Ética Pública, entre eles Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio). O colegiado tenta desde 30 de outubro conseguir do ministro Edson Fachin, Supremo, áudios que comprometeriam Pereira.

É isso ou isso. Relator da reforma da Previdência, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) condicionou a apresentação de um novo texto ao troca-troca ministerial. Mesmo que seja apenas a votação da idade mínima para as aposentadorias.

Prioridade. Maia prevê que sem isso a votação das mudanças na Previdência ficará para abril, quando os ministros-candidatos têm de deixar o cargo. "Sem reforma ministerial, não vejo como andar nada. Está nas mãos do presidente."

Publicidade

A base fugiu. A planilha que o deputado Beto Mansur (PRB-SP) vai entregar a Michel Temer no domingo não tem os números de votos para aprovar a Previdência, mas a proporcionalidade que cada bancada deve entregar. Líderes da base dizem que, se contados os votos, não chegam a cem.

Pago depois. A falta de votos tem estimulado o governo cada vez mais a deixar a reforma ministerial para depois da votação da Previdência. O governo só contemplaria com cargos na Esplanada os partidos que efetivamente entregarem os votos das bancadas.

Muito prazer. O ministro Torquato Jardim (Justiça) conheceu o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, seu mais novo subordinado, junto com o presidente Michel Temer, no dia 8 de novembro. Ele recebeu uma foto do delegado para reconhecê-lo na ocasião.

Intimidade. O encontro de Fernando Segovia com o presidente Michel Temer na quinta, 16, no Planalto, chamou a atenção de delegados pelo fato de ele não ter ido acompanhado do ministro. O antecessor, Leandro Daiello, nunca teve agenda com o presidente sem a companhia do chefe. Ele ficou no cargo por quase sete anos.

CLICK. Senador Romário (Podemos-RJ) postou foto na praia com legenda "tá ruim?", no mesmo dia em que deputados libertam, sob manifestação, aliados da Assembleia do Rio.

Publicidade

Foto Istagram 

Grudados. Na semana em que aumentou a pressão do Centrão pela Secretaria de Governo, o presidente Temer demonstrou apreço pelo ministro Antonio Imbassahy ao levá-lo em duas viagens oficiais para Itu (SP) e São Paulo.

 

Sinais Particulares: Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo; por Kleber Sales 

 

Em família. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina será palco de eleição inusitada para a escolha do seu novo presidente, na quinta. Concorre ao cargo o casal de desembargadores Cezar Augusto Abreu e sua mulher Maria Santa Ritta.

PRONTO, FALEI!

 Foto: André Dusek/Estadão

"Se considerarmos currículo e lealdade, estou bem credenciado para ser ministro", DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS MARUN (PMDB-MS); sobre a disputa do PMDB com o Centrão pelo cargo do Ministério das Cidades.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU VERA ROSA 

Publicidade

Siga a Coluna do Estadão: Twitter: @colunadoestadao Facebook: facebook.com/colunadoestadao Instagram: @colunadoestadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.