Foto do(a) blog

Transformando a gestão pública brasileira e fortalecendo a democracia

Desenvolvimento, complexidade e humildade

Diversos atores, organizados ou não, formam redes e atuam em território nacional, estadual, municipal ou intramunicipal buscando resolver diversos problemas que nossa sociedade enfrenta. Estes, constroem planos, gastam dinheiro e tempo tentando resolver problemas como desigualdade, corrupção e violência. Não é uma das tarefas mais fáceis e estes problemas representam grandes desafios contemporâneos. Por este motivo, gostaria de trazer algumas reflexões que podem orientar, ou consolar, aqueles que estão engajados em iniciativas similares às que comento acima.

PUBLICIDADE

Por Rodolfo Fiori , engenheiro , Diretor Executivo da Muove Brasil e Líder MLG
Atualização:

A primeira reflexão diz respeito às características dos problemas que estamos lidando atualmente. Se tempos atrás o "mato era alto" e nossos problemas eram de natureza um pouco mais simples, hoje em dia, dado o avanço de nossa sociedade, os problemas se tornaram muito mais complexos e difíceis de serem resolvidos: o "mato" já não está tão alto. Por outro lado, a sociedade também acumulou mais conhecimento e desenvolveu ferramentas que facilitam a resolução de tais problemas. Sendo assim, o fato de os problemas serem mais complexos não deveria ser um dificultador nas iniciativas de resolução, certo? Errado, pois a dificuldade não reside somente na capacidade técnica e/ou conhecimento adquirido, e sim no espírito de engajamento que gestores públicos, organizações sociais, empresas e sociedade se vestem na hora de atuar.

PUBLICIDADE

Para melhor exemplificar o que quero dizer com problemas complexos, vou me valer de uma excelente e didática explicação que os pesquisadores Glouberman e Zimmerman fizeram sobre problemas simples, complicados ou complexos. Podemos dizer que problemas simples são aqueles que sua resolução passa pela utilização de receitas pré determinadas e pouco elaboradas por pessoas com pouca expertise científica; mesmo assim, este processo produz resultados positivos e uniformes, ou seja, o problema normalmente é resolvido. Fazer um bolo, por exemplo, ilustra a categoria de problemas simples.

Para a resolução de problemas complicados, ainda podemos utilizar receitas, mas estas são muito mais elaboradas e devem ser operacionalizadas por pessoas com alta expertise e conhecimento holístico. No entanto, uma vez que este problema foi resolvido, seus resultados podem ser replicados com certa facilidade, desde que a receita seja seguida. Por exemplo, construir um avião é resolver um problema complicado; como sociedade, temos profissionais qualificados que seguem a receita de como se construir um avião e obtém sucesso.

Já para os problemas complexos, a história é um pouco diferente. Receitas, procedimentos e profissionais altamente qualificados não são sinônimo de resultados positivos. Problemas complexos são únicos e multidimensionais, requerendo a cada iniciativa que se propõe a resolvê-lo um tipo de engajamento único. Um exemplo clássico de problema complexo é a criação de uma criança: não existem fórmulas ou profissionais que garantam que a criação de uma criança seja bem-sucedida.

A despeito da qualificação técnica e conhecimento acumulado da sociedade, problemas complexos requerem um espírito de engajamento único e característico. Como um primeiro passo, os atores devem buscar entender toda a multidimensionalidade de um determinado problema; devem também, com humildade, assumir que é praticamente impossível ter a solução de forma rápida e a priori, precisando encontrá-la no caminho que as vezes é longo. Solucionismos não resolvem e podem levar ao agravamento do problema.

Publicidade

Resolver problemas complexos é trilhar um caminho, às vezes longo, de busca constante pela solução e estar preparado para um altíssimo grau de imprevisibilidade. É crítico ter uma equipe multidisciplinar engajada e atenta no processo de resolução para que seja possível identificar pequenos resultados positivos ou negativos que devem ser ou encorajados ou evitados. Analogamente, é a família que está atenta ao constante e imprevisível desenvolvimento de uma criança e utiliza diferentes métodos ao longo deste caminho para ajustar a direção de sua formação.

No Brasil, os principais atores executores e articuladores das políticas de desenvolvimento em nossos territórios são, pelo menos em tese, os poderes que compõem nossos governos federais, estaduais e municipais. Estes têm como missão a articulação para resolver ou a resolução de problemas complexos como a fome, as desigualdades, violência e muitos outros. Ao me deparar com este fato, penso se estes atores têm a humildade de se vestir do espírito de engajamento necessário, tendo assim que assumir que não sabem as soluções a priori e precisarão de ajuda para resolvê-los. Um passo adiante, penso se nós, como sociedade, estamos prontos para não julgar e desacreditar estas lideranças que eventualmente assumam desconhecimento da solução e necessidade de apoio.

Acredito que todos nós, atores nos processos de desenvolvimento, devemos criar espaços onde encarar o desconhecido com humildade é bem vindo e essencial na tarefa de se resolver nossos problemas cada dia mais complexos. Este é o espírito.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.