Web Jet e TAM têm pior avaliação

Marcelo Moreira

01 Dezembro 2010 | 18h01

Ligia Tuon

A TAM e a Web Jet foram eleitas as piores companhias aéreas para voos domésticos, entre as quatro principais, com as notas 5,45 e 5,53, respectivamente, segundo ranking da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Gol, com a nota 6,46 e a Azul, com 6,80, vêm logo atrás. O levantamento vem do Espaço do Passageiro, que fica no site da Anac, no qual o consumidor pode atribuir notas de 1 a 10 para 11 diferentes serviços prestados pelas empresas.

O maior problema apontado pelos consumidores foi em relação ao serviço de atendimento das companhias. Neste quesito, a TAM também ficou em primeiro lugar, com a nota 4,37, seguida pela Web Jet (5,53)e Azul (6,17). O pior problema da Gol foi o serviço de bordo, com a nota 5,03.

Especialistas destacam a importância de os consumidores ficarem atentos aos seus direitos e reclamar quando forem lesados. “A reclamação é fundamental para que os órgãos de defesa do consumidor e a própria Anac saibam o que acontece no setor para tomarem as providências necessárias”, afirma Josué Rios, advogado especializado em defesa do consumidor e consultor do JT.

Em relação ao ranking da Anac, a TAM destaca que se trata de uma “enquete, e não de pesquisa setorial com metodologias comprovadas. Dessa forma, podem surgir algumas distorções”. A Azul destacou que tem buscado o aperfeiçoamento de sua equipe de atendimento.

Já a Gol, informou por meio de nota que seu serviço de bordo simplificado faz parte da proposta baixo custo e baixa tarifa e que a previsão é que isso seja expandido para mais rotas no ano que vem. A Web Jet não se manifestou em relação ao seu serviço de atendimento ao consumidor.

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