Seguro do carro: STF diz que inadimplente tem direito à indenização

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

RODRIGO GALLO - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Os motoristas que estiverem inadimplentes com as prestações do seguro do automóvel e não forem notificados do atraso das parcelas terão direito ao valor da indenização, em caso de roubo ou acidente envolvendo o veículo.

Essa decisão, divulgada ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi tomada com base em um processo específico, mas pode ser aplicada a todos os segurados que enfrentarem o mesmo tipo de problema.

De acordo com o STJ, o consumidor ingressou com a ação na Justiça exigindo o pagamento dos valores devidos, pois a seguradora havia se recusado a fazer o depósito. O carro do segurado tinha sido furtado enquanto ele estava em situação de inadimplência.

O segurado não havia pago a terceira parcela, de um total de quatro, do seguro e, por conta disso, a empresa cancelou a apólice. A companhia alegou que o cancelamento cumpria uma cláusula contratual e, portanto, era de conhecimento do cliente.

Publicidade

Inicialmente, a sentença foi desfavorável ao consumidor, pois o Tribunal de Alçada Civil de São Paulo julgou a ação improcedente. Ele, porém, ingressou com um recurso no STJ para tentar assegurar o direito à indenização. Na 4ª Turma do Tribunal, o segurado conseguiu reverter o cancelamento do contrato.

O relator do recurso, ministro Aldir Passarinho Junior, interpretou que, antes do cancelamento da apólice, o segurado deveria ter sido notificado, mesmo estando inadimplente - o que não ocorreu.

Segundo o magistrado, a seguradora não informou o consumidor sobre a possibilidade de dissolução do contrato por conta da dívida da terceira parcela. Com isso, a seguradora foi condenada a pagar o valor da indenização, acrescido de juros moratórios. Além disso, a empresa será obrigada a arcar com as custas processuais e com os honorários advocatícios, fixados em 10%.

O STJ considera que esse novo entendimento vale somente nos casos de contratos firmados somente durante a vigência do antigo Código Civil. A jurisprudência serve como uma orientação da Justiça, para que casos semelhantes sejam decididos da mesma forma, para não gerar distorções de entendimentos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.