Produto que tem defeito ainda na garantia deve ser reparado em 30 dias

Marcelo Moreira

15 Março 2009 | 19h40

Quando um produto apresenta defeito dentro do prazo de garantia, deve ser reparado em 30 dias. Se isso não acontece, o consumidor tem direito a receber um novo exemplar. Esse novo produto deve ter uma nova garantia, como se tivesse sido comprado.

É importante tomar o cuidado de pedir a nota fiscal do aparelho trocado. Se a empresa não fornecer o documento, peça alguma declaração, com o logotipo da empresa e assinatura do responsável, de que o produto está sendo trocado por um novo.

Isso porque há empresas que contam a garantia apenas do primeiro aparelho. Se ele é trocado, não apresentam outra garantia. Caso tenha problema com o aparelho trocado e a empresa não dê garantia, tente entrar em contato com o fabricante e exponha a situação.

Se não for atendido, reclame ao Procon e às entidades de defesa do consumidor. Em último caso, é possível fazer valer seu direito pela Justiça, por meio do Juizado Especial Cível.