PUBLICIDADE

Groupon é excluído de entidade de classe

FLAVIA ALEMI

Por Marcelo Moreira
Atualização:

 O site de compras coletivas Groupon foi excluído por unanimidade do Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - camara-e.net, entidade privada que representa as maiores empresas do setor. Segundo o órgão, o motivo que levou à expulsão da empresa foi a veiculação de ofertas de eletrônicos (tablets, smartphones e celulares) não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que desrespeita as normas autorreguladoras criadas pelo próprio comitê.

PUBLICIDADE

O Groupon já havia sido notificado duas vezes por meio de ofícios, mas mesmo assim permaneceu desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com Renan Ferraciolli, assessor-chefe do Procon-SP, a venda de produtos sem homologação é extremamente lesiva ao consumidor. "Insistir nessa prática coloca em risco até a vida do consumidor. É inadmissível que uma empresa do porte do Groupon seja tão descuidada na escolha de seus parceiros", afirma.

Para Ferraciolli, a expulsão do Groupon do próprio Comitê que a empresa ajudou a criar gera desconfiança da parte do consumidor. "Ao receber uma oferta do Groupon, deve-se pensar se é com essa empresa mesmo que quer fazer negócio. Por ser consolidada no mercado e ter ampla divulgação, o Groupon passa confiança e induz o consumidor a pensar que os produtos são adequados. É preciso fazer uma análise crítica antes".

Por meio de nota, o Groupon Brasil afirmou que foi notificado sobre a decisão do Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico anteontem. A empresa está "avaliando internamente o assunto para tomar as medidas que se fizerem necessárias".

Código de Ética

Publicidade

Em agosto de 2011 as empresas integrantes do Comitê de Compras Coletivas da camara-e.net aprovaram e aderiram a um Código de Ética e Autorregulamentação do setor. O objetivo do Código é disciplinar a conduta dos sites e estabelecer normas e boas práticas de atuação nas compras coletivas.

Os sites que desejarem integrar o Comitê de Compras Coletivas devem cumprir seu código e passar pela aprovação de seus integrantes. As empresas que atendem aos requisitos legais, às disposições do Código de Ética, assim como os que preenchem as avaliações promovidas pela camara-e.net, ou por terceiros por ela contratados, recebem o Selo de Excelência do Comitê de Compras Coletivas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.