Copa do Mundo: bancos fecham na hora do jogo

PAULO DARCIE - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

 

Enquanto muitos trabalhadores ainda não sabem se terão um intervalo no trabalho para assistir aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, os bancários não terão com o que se preocupar; já os correntistas devem ficar atentos: o Banco Central, em acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o sindicato dos bancários, suspendeu o expediente nas agências durante os jogos do Brasil.

PUBLICIDADE

No dia 15 de junho, quando a seleção estreia na Copa às 15h30, contra a Coreia do Norte, agências das capitais e regiões metropolitanas abrem às 8h, fecham às 14h30 e não voltam a abrir.

Já no dia 25, data do jogo com Portugal, as agências abrirão às 8h e fecharão às 10h30, meia hora antes do jogo. Voltarão a atender por duas horas, entre 14h e 16h. Em cidades do interior, tanto a reabertura quanto o fechamento das agências ocorrem 30 minutos antes das capitais.

Caso a seleção passe para as oitavas de final, o funcionamento vai depender do horário dos jogos: se forem às 11h, seguem a mesma regra do jogo contra Portugal, e se forem às 15h30, seguem o que foi definido para o jogo com a Coreia. Cada agência deverá fixar avisos a respeito das alterações no horário com antecedência de pelo menos 48 horas.

Os intervalos de expediente durante o horário dos jogos foi reivindicação dos próprios bancários, como medida de segurança, para evitar que as agências fiquem abertas e os funcionários expostos nesses horários, que devem ser de pouco movimento.

Publicidade

Assim como na Copa de 2006, na Alemanha, o acordo, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, garante que os trabalhadores não terão que "compensar" o tempo trabalhado a menos com horas extras.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.