Consumo e meio ambiente

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Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

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Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data importante para você se perguntar o que pode fazer para ajudar na preservação da natureza. Depois de fazer essa reflexão, é hora de partir para a prática. Pode ser fazendo a reciclagem do lixo da sua casa, economizando água, evitando o desperdício de alimentos, consumindo apenas o necessário e desligando a luz e a televisão ao sair da sala.

De acordo com Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, uma boa maneira de ajudar o meio ambiente é escolher produtos de empresas ecológica e socialmente responsáveis. "O consumidor deve escolher empresas com responsabilidade social, ou seja, aquelas que atuam pensando no impacto que causam ao ambiente e à sociedade produzindo embalagens não poluentes, que colaborem com comunidades carentes, que atuam sem poluir o ambiente", afirma Aron Belinky, do Akatu.

Existem diversas formas de identificar empresas que têm a responsabilidade social como um dos componentes de seu negócio. "A principal delas é buscar a informação. É possível encontrá-la na imprensa, nas ONGs. A informação existe, basta procurá-la", diz Belinky.

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Ferramentas

Duas importantes ferramentas de pesquisa estão no próprio site do Akatu (www.akatu.com.br): o Centro de Referência para o Consumo Consciente, um conjunto pedagógico que oferece uma biblioteca com material sobre consumo consciente e indicadores das empresas engajadas, e o Guia de Empresas e Produtos, que permite uma visão de um conjunto de empresas, suas marcas e o que cada uma produz, além da pontuação que cada empresa obteve na Escala Akatu de Responsabilidade Social e Empresarial.

Empresas desenvolvem projetos

Algumas empresas têm desenvolvido projetos para despertar a consciência ambiental em seus clientes. É o caso do Banco Real, que está recolhendo pilhas e baterias de celular por meio de um projeto piloto em agências de Campinas (SP), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Nessas agências há displays nos terminais de auto-atendimento onde as pessoas podem, das 10h às 16h, despejar esse tipo de lixo. Em três meses de funcionamento, o projeto Papa-Pilhas já recolheu 6 toneladas de materiais. A expectativa é chegar a 30 toneladas até o fim do ano. A iniciativa tem o objetivo de recolher e dar um destino adequado aos produtos que são considerados tóxicos à saúde e ao meio ambiente. As pilhas e as baterias recolhidas serão transportadas por uma empresa especializada em reciclagem, que tornará viável a operacionalização do gerenciamento dos resíduos.

A Faber-Castell, por sua vez, tem direcionado projetos de consciência ambiental às crianças. "Queremos conscientizar e é por isso que sempre nos pautamos pela educação. Realizamos o Programa Escolar, uma forma de falar diretamente com as crianças sobre assuntos diversos como ecologia, de forma aprofundada, sem perder o interesse e a criatividade", diz Elaine Mandado, gerente de marketing da empresa.

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A empresa é a única no mundo a produzir lápis com 100% de madeira plantada. O site www.faber-castell.com.br tem material educativo, fornece material didático para download grátis e ensina às crianças noções de consumo consciente.

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CFC longe das prateleiras

Quem não se lembra do propalado vilão que ajudou a aumentar o buraco da camada de ozônio? O CFC, ou Clorofluorcarbono, que era comumente empregado em sistemas de refrigeração e aerossóis e que afeta negativamente a camada de ozônio, perdeu grande parte da sua utilização e hoje é muito difícil encontrar produtos com esse componente. Segundo Natalie Kochmann, gerente de marketing da marca Dove, a Unilever retirou esse componente de suas formulações antes mesmo de ser proibida a sua utilização no Brasil e na Europa. Hoje, segundo a assessoria de imprensa da Unilever, não há nenhum produto da multinacional que utilize o CFC.

E você, antes de comprar um produto, verifica se ele tem selos de certificações ambientais, que garantem que sua produção não agride o meio ambiente? Se não faz isso ainda, já está na hora de procurar saber, lendo rótulos e embalagens, se aquela empresa que fabrica o produto que você está consumindo está ajudando ou destruindo o Planeta.

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