Chegue cedo ao aeroporto e tenha paciência

Antecedência e paciência devem fazer parte da “bagagem” dos turistas que pretendem viajar de avião às vésperas das festas de fim de ano. A opinião é do engenheiro Oswaldo Sansone, especializado em infraestrutura aérea

Marcelo Moreira

07 Dezembro 2010 | 16h27

Marcos Burghi

Antecedência e paciência devem fazer parte da “bagagem” dos turistas que pretendem viajar de avião às vésperas das festas de fim de ano. A opinião é do engenheiro Oswaldo Sansone, especializado em infraestrutura aérea.

Para ele, o Aeroporto Internacional de Cumbica pode receber 17 milhões de passageiros ao ano e até o final de 2010 devem transitar pelo terminal cerca de 25 milhões – 47% acima da capacidade.

Sansone lembra que o final do ano é um período de aumento de demanda em diversos setores e, no caso dos aeroportos, o aumento muito grande de passageiros causa problemas que podem ir da falta de carrinhos para bagagem a banheiros em condições de higiene precárias. “Para enfrentar possíveis dissabores o único remédio é manter o bom humor.”

Mesmo antes do período de pico das festas de fim de ano, já houve registros de problemas nos aeroportos paulistas (leia texto nesta página).

Para tentar dirimir as dificuldades causadas pelo aumento de movimento, representantes do Ministério da Defesa reuniram-se há15 dias com representantes das principais companhias aéreas que atuam no mercado nacional, Polícia Federal, Receita Federal e Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para definir ações para agilizar o atendimento do público e evitar atrasos. Entre as medidas firmadas estão o incentivo do check-in via internet e o aumento de pessoal nos portões de embarque.

Uma semana depois, a TAM foi proibida de vender passagens para destinos nacionais por conta de atrasos, mas a medida foi suspensa logo depois. Além disso, em assembleia na quarta-feira, funcionários de ar e terra decidiram iniciar operação de não-colaboração, o que pode causar novos atrasos.