Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Política

Política » Cartão de banco é cancelado sem aviso prévio

Política

Marcelo Moreira

23 Julho 2009 | 18h56

Está acontecendo com frequência ultimamente: o banco cancela o cartão de banco sem qe o cliente seja avisado. Veja o caso do leitor Luiz Alexandre Mattos de Magalhães Barros:

“Meu cartão foi bloqueado pelo Itaú sem nenhum aviso, pois uma compra que eu tentei fazer pela internet não foi aceita. Gostaria de ter sido avisado!”

RESPOSTA DO BANCO ITAÚ: O bloqueio foi realizado por questões de segurança, pois constatamos uma suspeita de utilização indevida no cartão. Esse procedimento está previsto em contrato. Tentamos contato com o cliente antes de efetuar o bloqueio do cartão, mas não obtivemos sucesso. O desbloqueio do cartão já foi providenciado.

COMENTÁRIO DO ADVOGADO DE DEFESA: O contrato que permite o bloqueio somente tem validade se o titular do cartão for comunicado antes, a fim de que não saia para fazer compras e seja surpreendido. Se o consumidor negar a tentativa de contato, caberá à empresa de cartão comprovar que tentou falar com o cliente e não conseguir. O consumidor tem o direito de ser indenizado por dano moral.

Encontrou algum erro? Entre em contato