1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Raquel Dodge toma posse como nova procuradora-Geral da República

Cerimônia no Supremo Tribunal Federal conta com a presença do presidente Michel Temer e ministros do governo

Raquel Dodge assume nesta segunda-feira, 18, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal, o cargo de procuradora-Geral da República. Ela substitui Rodrigo Janot, que cumpriu o mandato por dois anos.

 

Dodge foi uma escolha pessoal do presidente Michel Temer. Na lista tríplice encaminhada ao presidente pela Associação Nacional dos Procuradores da República, ela ficou em segundo lugar - Nicolao Dino, o atual subprocurador, era o mais cotado para assumir a posição. 

 

A nova procuradora tem um histórico de atuação e conhecimento do andamento de processos sensíveis. Ela atuou na Caixa de Pandora, operação que flagrou o então governador do DF José Roberto Arruda pegando propina.

 

Ministros do STF ouvidos pelo Estado elogiam o perfil da sucessora de Janot, e dizem acreditar que, pela experiência na área do direito penal, ela vai atuar de forma firme e rigorosa, sem comprometer os desdobramentos da Lava Jato. 

 

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e no MPF desde 1987, Raquel Dodge terá de se equilibrar entre as pressões do jogo político de Brasília e as tensões dos grandes casos de corrupção envolvendo políticos.




Minuto a Minuto