Política

politica

O adeus ao ministro Teori Zavascki

Corpo de ministro do Supremo, morto em queda de avião, é enterrado em Porto Alegre

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado por volta das 18h15 deste sábado no cemitério Jardim da Paz, na zona leste de Porto Alegre. Emocionados, os filhos não contiveram o choro.

O caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarin da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas dos presentes. A missa foi realizada pelo arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Teori morreu na quinta-feira, 19, em acidente aéreo em Paraty. O ministro, de 68 anos, estava em férias e viajava para a cidade no litoral do Rio com o empresário Carlos Alberto Figueiras, de 69 anos, dono da rede de hotéis Emiliano, a massoterapeuta Maíra Pana, de 23 anos, a mãe dela, Maria Hilda Panas, de 55, e o piloto, Osmar Rodrigues, de 56 anos. Ninguém sobreviveu.

  Teori Zavascki

Foto: Jefferson Bernardes/AFP

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 15h43

    21/01/2017

    Vamos encerrar a cobertura do velório do ministro Teori Zavascki. Obrigado!

     

    Leia mais: Temer vai esperar indicação de relator da Lava Jato antes de escolher substituto.

  • 15h40

    21/01/2017

    A maioria das autoridades que foram ao velório do ministro Teori Zavascki já deixou a sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O velório deverá ser fechado ao público às 16h. 

     

    A imagem é do momento em que Michel Temer estava no evento. O presidente foi acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que abraça o filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki.

    Foto: Diego Vara/Reuters 

    Diego Vara/Reuters

  • 15h27

    21/01/2017

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) informou neste sábado, 21, que a conclusão da operação para retirada do fundo do mar do avião que levava o ministro Teori ficará a cargo do proprietário da aeronave, o grupo hoteleiro Emiliano. 

     

    Circula em Paraty a informação de que o avião está atolado e equipamentos apropriados são necessários para concluir o trabalho. Leia mais.

    (Fábio Grellet, enviado especial a Paraty)

  • 15h18

    21/01/2017

    A presidente do STF, Cármen Lúcia, acompanha a família nas últimas despedidas ao ministro. O velório deve ser fechado ao público às 16h. O enterro está programado para às 18 horas, no cemitério Jardim da Paz, na zona lesta de capital gaúcha.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre)

  • 15h16

    21/01/2017

    A grande maioria das autoridades que estiveram presentes ao evento já foi embora. Além de Temer, também marcaram presença os governadores do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), além dos ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, das Relações Exteriores, José Serra, e da Casa Civil, Alexandre Padilha.

     

    Entre os ministros do STF, Gilmar Mendes, Dias Tofolli e Ricardo Lewandowski vieram prestigiar o colega. O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, também esteve presente.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre)

  • 15h15

    21/01/2017

    O presidente Michel Temer já deixou o velório do ministro Teori Zavascki. Ele deve fazer uma escala em São Paulo antes de voltar para Brasília.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre)

  • 14h57

    21/01/2017

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), viajou com Michel Temer, no avião presidencial para comparecer ao velório de Teori Zavascki, em Porto Alegre, informou a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes. A previsão é de que o governador retornará a São Paulo ainda neste sábado, 21, junto com o presidente Temer.

    (Ricardo Leopoldo)

  • 14h50

    21/01/2017

    O senador Lasier Martins (Sem partido - RS) afirmou que é coerente o presidente Michel Temer esperar a indicação de um novo relator da Lava Jato no STF para nomear o substituto de Teori Zavascki. A declaração foi dada durante o velório do ministro.

     

    "O presidente confirmou em uma roda de conversa, quando perguntado pelo filho do ministro Teori, que deve esperar (para nomear o substituto), para que a presidente do Judiciário faça a indicação de um novo relator. Isso é muito mais prático, lógico, racional e coerente", comentou, afirmando que a aprovação do substituto pelo Senado deve demorar pelo menos dois meses.

     

    Para Lasier, em vez de escolher o novo relator da Lava Jato por sorteio entre os atuais membros do STF, Cármen Lúcia deveria reunir o colegiado, pedir união e indicar ela mesma o sucessor de Teori nessa tarefa. "Por sorteio pode cair nas mãos de alguém polêmico", disse o senador, sem dar mais detalhes.

     

    O político afirmou que o Brasil vive um momento decisivo "para o restabelecimento da ética, da democracia e da regeneração da política". "Precisamos de alguém que siga na mesma linha de Teori, e que seja no menor tempo possível, porque o Brasil não tem tempo a perder", afirmou.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre)

  • 14h44

    21/01/2017

    A ex-deputada Luciana Genro (PSOL-RS), candidata derrotada à prefeitura de Porto Alegre, disse, pouco depois de participar do velório do ministro Teori Zavascki, que o acidente que vitimou o magistrado pode colocar em risco a Operação Lava Jato.

     

    “Vim representar o PSOL e dizer que é uma perda muito grande nesta luta contra a corrupção. Temo que a Lava Jato esteja em risco, que a delação da Odebrecht não seja homologada, que forças tentem barrar”, disse ela.

    (Ricardo Galhardo, enviado especial a Porto Alegre)

  • 14h41

    21/01/2017

    O ministro das Relações Exteriores, José Serra, lamentou a morte do ministro Teori Zavascki. Segundo Serra, que acompanhou o presidente Michel Temer no velório, o ministro demonstrava preparo em temas que iam além das questões típicas do Judiciário. 

     

    "Eu pessoalmente tinha uma relação boa com o ministro principalmente em função da emenda parlamentarista que estava com ele e repetidas vezes estivemos juntos debatendo este tema. Isso dá conta do preparo do ministro inclusive em materia de sistema eleitoral", disse Serra. 

    (Ricardo Galhardo, enviado especial a Porto Alegre)

  • 14h39

    21/01/2017

    O ministro das Relações Exteriores, José Serra, também fez um breve pronunciamento, lembrando que tinha uma boa relação com Teori, com quem se reuniu diversas vezes para discutir questões relacionadas ao processo legislativo. Leia mais.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre)

  • 14h37

    21/01/2017

    O presidente Michel Temer afirmou há pouco que só vai indicar o substituto de Teori Zavascki no STF "após a indicação de um novo relator". Caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, redistribuir o processo da Operação Lava Jato, que Teori relatava. A ministra já indicou, como apurou o Broadcast, que deve redistribuir o processo entre os atuais dez integrantes da Corte.

    (Álvaro Campos, enviado especial a Porto Alegre, com Beatriz Bulla)

  • 14h07

    21/01/2017

    José Serra, ministro das Relações Exteriores: Lamentamos perda de Teori, exemplo em todas as funções que ocupou.

  • 14h04

    21/01/2017

    "Só vou indicar substituto de Teori após indicação de relator", finalizou Temer sobre a Operação Lava Jato.

  • 14h03

    21/01/2017

    Temer: Brasil precisa cada vez mais de homens com competência moral e profissional de Teori.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.